sábado, 1 de setembro de 2012

Sistema de cotas vira lei!






O sistema de cotas para ingressar no ensino superior tem sido um dos assuntos mais polêmicos nos dias de hoje. São separadas até 70% das vagas das universidades federais para afrodescendentes, índios, deficientes, membros de comunidades quilombos, alunos de escolas públicas e de baixa renda. Muitos dos estudantes não acham tal ato justo.

Nesta quarta-feira (29 de agosto de 2012) a presidente da república, Dilma Russeff, sancionou a lei de cotas que reserva metade das vagas nas universidades e escolas técnicas federais para alunos que cursaram todo o ensino médio em escolas públicas.

As cotas serão preenchidas por alunos negros e indígenas. Além disso, das vagas reservadas, 50% serão destinadas a alunos de escolas públicas que tenham renda familiar de até R$933,00. Essa lei já valerá para os próximos vestibulares e também na próxima edição do Sistema de Seleção Unificada (Sisu). A implantação das cotas ocorrerá de forma progressiva até 2016.

O nível das universidades cairá ou os alunos de escolas públicas tem o mesmo nível de ensino que os de escolas particulares?

"Quando selecionamos dentro da rede pública os 150 mil melhores alunos, que correspondem ao total das cotas que teremos que implantar nos próximos quatro anos, a média é superior à do setor privado e a nota máxima é parecida," disse Mercadante.
Ministro da edução promete melhorar o ensino médio:
 "Queremos manter a excelência da universidade. Tomarmos providência tanto em relação ao ensino médio e de outro lado olhar como vai ser feita (a implantação da lei) no âmbito das universidades," afirmou o ministro. "Essa política de cotas pro ensino público vai representar uma grande motivação dos estudantes da rede pública," ele acrescenta.
E você é a favor ou contra as cotas?

Nenhum comentário:

Postar um comentário