Artigos de Opinião


Desmatamento na Amazônia
No período de um ano, o desmatamento na Amazônia cresceu em quase 15%, a falta de cuidado ao planjear o uso dessa região é ridícula. Não se faz necessário tal desastre, inobstante isso, o homem desrespeita à lei e a própria natureza movido somente pelo dinheiro, enquanto o investimento para preservação desta vasta biodiversidade não moce com o interesse de muitos.

Se mantido nesse ritmo, deve ser notado que com o passar do tempo essa situação se tornará completamente insustentável, medidas precisam ser tomadas.

Felipe Rinaldi
-------------------------------------------------------------------------------------------------------


Se não houve prevenção, remedie.
Após anos sem preservar, o ministério tenta prolongar o tempo de vida da Amazônia. 

     Há tempos a Floresta Amazônica está sendo destruída. Entre agosto de 1999 e agosto de 2000 o desmatamento cresceu 14,9%, o que equivale a uma área de aproximadamente 19.832 km². Esse número continua crescendo cada vez mais, porém ninguém toma posição para controlá-lo.
     Anos sem tentar ajudar e agora que já quase não há mais área verde e que a informação já chegou na mídia, o ministério promete reforçar a proteção da Amazônia, como se isso fosse funcionar. Se não puderam prevenir, que no mínimo tentassem remediar com um reflorestamento ou algum projeto semelhante, pois apenas aumentar o rigor na fiscalização para que mais árvores não sejam derrubadas é uma medida superficial que, no máximo, vai prolongar em alguns anos o tempo de vida da floresta.

Giovanna Castello.



-------------------------------------------------------------------------------------------------------


 Desmatando um pedaço do nosso país
Vemos nossa mata ser destruida diante dos nossos olhos todos os dias e não fazemos nada para reverter esta situação. Quando será que isso vai mudar?!

    A amazônia ocupa uma área de mais de 6,5 milhões de km², sendo que 85% dessa regioão fica no Brasil. Podemos achar que uma área tão grande é infinica e nunca poderemos acabar com a mata, porém cerca de 26.000 km são desmatados todos os anos. Não podemos simplismente virar as costas para uma causa tão importante para a história do Brasil, berço dos primeiros nativos, região que conta uma história e guarda muitos segredos.

   De que vale estarmos no século 21, onde tudo é moderno e inovador, se nós ainda não nos concentivamos do que realmente estamos fazendo com o planeta?! Não faz sentido desmatar uma terra tão rica, tão valiosa. Até que ponto o ser humano vai ter que destruir para depois, por necessidade, reconstruir?!



Giovanna Perrone


-------------------------------------------------------------------------------------------------------

Até que ponto a a irracionalidade humana vai chegar?
'' Desmatamento na Amazônia já está quase do tamanho do estado do Acre ''

         O desmatamento ilegal da amazônia vem aumentando cada dia mais, e todos fingem que não veem nada. Até quando o capitalismo vai ser mais importante que o futuro do planeta? A Amazônia pode até ser de abrangências descomunais, mas nem por isso, os recursos dela serão ilimitados.
         A ignorância proposital das pessoas é movida pela ambição do acúmulo de bens, como por exemplo, na exploração de madeira ilegal,extraídas de uma área que deveria ser protegida, para que haja a sonegação de impostos e assim como karl marx dizia, aumente a mais valia, ou seja, o lucro. Há também as carvoarias na Amazônia,  na quias se fazem a exploração do trabalhador em estado de ESCRAVIDÃO, ato o qual nos dias de hoje é inadimissível e uma VERGONHA para o brasil, a 6 maior economia do mundo. 
         Para que erradiquemos tal vexame, há de existir  uma maior fiscalização da polícia florestal, uma maior conscientização dos cidadãos, multas rígidas e pesadas para os trangressores, apoio do estados a ongs que fiscalizem as carvoarias ilegais, e, principalmente, planos para a extração consciente, responsável e sustentável a longo prazo dos recursos oferecidos por esse incrível bioma que temos em nosso território nacional.


Luiz Henrique




-------------------------------------------------------------------------------------------------------
      
A mata que a gente mata
"No ritmo de um ano perdemos cerca de 15% da nossa riqueza natural em troca de riqueza financeira."
    

     A Floresta Amazônica ocupa uma áera de mais de 6,5 milhões de km² e possui extrema importância para os nove países em que ocupa, tanto ecologicamente, como financeiramente.
    O desmatamento desse tesouro provoca drásticas mudanças no ecossistema, uma vez que é o habitat de várias espécies de animais (alguns só são encontrados lá), berço de várias tribos indígenas e uma rica flora.Com toda a certeza, financeiramente a amazônia é um baú de dinheiro, é vista por muitos países como um grande sifrão pois é usada na indústria farmacêutica (extração de plantas para a fabricação de medicamentos), na indústria de móveis (na extração de madeira), é utilizada como matéria prima de materias como a borracha, possui fazendas enormes que desenvolvem agricultura e pecuária (as queimadas são usadas como meio de "limpar a área" para construção das fazendas), além da venda ilegal de animais.
    Por ganância financeira estamos queimando nossas matas, vendendo nossos animais e expulsando nossos ancestrais nativos.A que ponto a humanidade chegou! O desmatamento da amazônia é a prova de que alguns conceitos como ética e respeito ao próximo, precisam ser revistos.



                                                                 
  Thais Helena

------------------------------------------------------------------------------------------------------



Preocupação na Amazônia

             Com pouca fiscalização, ritmo de desmatamento aumenta.
        Com o aumento de 14,9% no período de um ano, o desmatamento começa a nos preocupar cada vez mais. Se não nos movermos, a nossa Floresta Amazônica irá sumir.
Essa destruição necessita que o governo tome medidas rápidas e eficazes como o aumento de fiscalizações nos municípios que tem respondido a maior porcentagem de desflorestamento no país nos últimos anos.
        O Fundo Nacional para a natureza (WWF) considera o ritmo extremamente elevado e que se continuarem assim nós poderemos perder uma área de floresta equivalente a todo Estado do Acre.
Não podemos continuar dessa maneira para que não acabe essa maravilhosa floresta que temos no país.

Fábio Cavalcante


-----------------------------------------------------------------------------------------------------



Os nossos bosques que não têm mais vida
O desmatamento da floresta Amazônica está em ritmo muito acelerado e podemos perder nosso bem mais precioso.

A exploração dos recursos naturais brasileiros de modo preocupantemente devastadora é uma característica histórica que segue em crescimento. Durante o período de colonização, o Brasil já sofreu com a perda da cana-de-açúcar, do pau-brasil e do ouro com os lucros e tecnologia voltados para a metrópole Portugal. Com o passar do tempo, nos tornamos uma república independente, mas hoje somos nós mesmos que tratamos de destruir a mata conhecida como ''Pulmão do Mundo''.
Alertas frequentes do Fundo Mundial para a Natureza, a WWF, indicam como acelerado está o desmatamento, que pode chegar a áreas devastadas do tamanho do estado do Acrre em um espaço de apenas uma década. Todos crêmos que atitudes revertadoras precisam ser tomadas, mas qual a preocupação do governo quanto a isso? Infelizmente, casos sérios como esse não são discutidas como deveriam. Resta-nos protestar para o verde que colore nossa bandeira permaneça vivo.


Eduardo Tramontim Mainardes

-----------------------------------------------------------------------------------------------------

Manifestação Nacional

Falar sobre política sempre é algo polêmico. Todos possuem uma opinião, mas não são todos que se manifestam.
Durante anos esse assunto foi um tabu para a sociedade, ou seja não era algo que se pudesse falar livremente. Se alguém falasse algo ruim sobre o governo ou parecido, publicamente, era severamente punido.
Porém, nos dias de hoje, política é algo que podemos falar, sem medo de que alguém possa nos punir. Cada vez mais os jovens do Brasil estão se interessando sobre esse tema. Esses, sem medo das consequências, são as pessoas que vão as ruas para manifestarem quando algo não os agrada.
Esse sim seria o modelo ideal de cidadão, alguém que luta pelos seus direitos e pelos seus ideais. Cada pessoa deveria ter participação política, só assim poderiam reclamar sobre. Pois quem não está de acordo, não deveria ficar calado.


Amanda Spadon

Um comentário:

  1. Gostei do título da Thais Helena. Parabéns a ela pela criatividade.

    ResponderExcluir