sábado, 15 de setembro de 2012

Fígado: A usina do corpo humano



Esta postagem foi baseada em uma palestra sobre “As vias hepáticas e correlações” do Dr. Laércio José Gerbi que ocorreu no dia 13/03/2012.

O fígado é a maior glândula e segundo maior órgão do corpo humano e, funciona como exócrina e endócrina liberando secreções no corpo ou nos vasos sanguíneos ou linfáticos. Ele pode executar mais de 500 funções. Encontra-se na região abdominal, do lado direito, logo abaixo do diafragma. Os nutrientes absorvidos pelo intestino chegam ao fígado pela via linfática. Nele são metabolizados e acumulados. As substâncias tóxicas absorvidas são neutralizadas e eliminadas através da bile. Seu peso é aproximada-mente de 2,500 Kg20 centímetros. Deficiência do fígado põe em risco a vida (hepatite, gorduras ou a cirrose), pois é ele que realiza praticamente tudo em nosso corpo. Uma vez com falência em suas células, suas funções não são recuperadas. Porém, um único pedaço transplantado pode salvar a vida de uma pessoa, pois o órgão tem capacidade de regeneração.


Suas funções são:

ü  Secreção da bile ajuda a quebrar as gorduras
ü   Armazenar ferro e vitaminas nas suas células
ü   Sintetizar proteínas no sangue, fatores imunológicos, de coagulação e substâncias transportadoras de oxigênio e gorduras
ü   Destruir hemácias velhas ou anormais
ü   Excretar os materiais residuais e as toxinas para fora do organismo (fezes e urina), bem como esteróides, estrógenos e outros hormônios para o sangue
ü  Remover moléculas de glicose no sangue
ü  Transformar o glicogênio em glicose e lançar na circulação
ü  Produzir 50% de colesterol do organismo. O colesterol é importante para membrana celular, para hormônios (testosterona, estrogênio, adrenalina e a noradrenalina) substâncias para coagulação do sangue.


Vesícula Biliar


Órgão em forma de pêra que armazena até 50 ml de bile, com 7 a 10 cm. A vesícula está conectada ao fígado e ao duodeno. É uma glândula localizada atrás do fígado, está delimitada interiormente pelo epitélio vesicular biliar e produz os componentes da bílis. 


Pedras na vesícula


As pedras na vesícula (cálculos biliares) se formam quando a vesícula absorve a água da bile (composta por substâncias, como colesterol, sais biliares e certos pigmentos), para concentrá-la e formam-se finos cristais de colesterol e pigmentos. Esses cristais crescem gradualmente até formar uma ou centenas de pedras. Cerca de 80% das pedras são compostas de colesterol e o restante são feitos de pigmentos, sais biliares e outras substâncias.



Bile

 O suco biliar (Bile) é produzido pelo fígado (1 litro de bile ao dia), e armazenado na vesícula. Ela atua na digestão de gorduras através da lípase pancreática. (PH alcalino).

Pâncreas

 Glândula de 15 – 25 cm, atrás do estômago e entre o duodeno e o baço.  É exócrino, secreta suco pancreático. Quando endócrino, produz hormônios, insulina e glucagon. Na pancreatite aguda exige hospitalização imediata. O paciente necessita jejum, recebendo analgésicos e outras medicações, até que a pancreatite regrida. Não existem medicamentos que desinflamem. 
A internação é importante caso haja agravamento. Em alguns pacientes, o episódio agudo provoca lesões (pulmões, fígado e rins). O uso de bebidas alcoólicas deve ser moderado. Na inflamação pancreática por álcool, parar de beber!Por cálculos, discutir com o médico, a retirada da vesícula para prevenir pancreatite. Sem pâncreas é complicado viver! 


Nenhum comentário:

Postar um comentário