quarta-feira, 5 de setembro de 2012

15 curiosidades sobre a Somália




1. Localizada a leste da África, faz fronteira com o golfo do Áden, Djibuti, Etiópia, Quênia e oceano Índico,junto com a Etiópia e o Quênia, forma a região semi-árida conhecida como Chifre da África.
2. A capital e cidade mais populosa é Mogadíscio.
3. Mogadíscio chegou a ser conhecida como a Cidade do Islão e controlou o comércio de ouro do Leste Africano durante vários séculos.
4. A taxa de crescimento da população somali é uma das mais elevadas na África e no mundo.
5. É uma das nações mais pobres do mundo e a renda per capita do país é de apenas US$ 110 por ano.
6. Conhecida por ser um dos países mais corruptos domundo , apenas perdendo para Afeganistão , Mianmar , Sudão e Iraque .
7. Após anos de guerra civil, a economia entrou em colapso e é controlada por uma minoria que explora o narcotráfico, a venda de armas e o comércio de alimentos.
8. A maioria dos somalis vive da pecuária e da agricultura de subsistência e depende dos programas de ajuda humanitária.
9. Apenas 26% dos habitantes vivem em áreas urbanas e quase a metade da população tem idade inferior a 15 anos. O analfabetismo atinge mais de três quartos dos adultos somalis.
10. É considerada a nação com o maior número de camelos no mundo. São mais de seis milhões.
11. Cerca de 3 milhões de refugiados já deixaram o país. Guerra, gangs, piratas, secas, miséria e ausência completa de lei culminaram nas condições de vida mais tóxicas do mundo.
12. A ação dos piratas somalis tem elevado o custo dos fretes e impedido a entrega de mantimentos às populações famintas do país por mar, sendo necessária a escolta de navios de guerra para o descarregamento nos portos .
13. No país as meninas são purificadas mediante uma prática considerada abominável no mundo civilizado: a ablação da genitália.
14. Essa prática consiste em cortar ou extrair o clitóris e os pequenos lábios e toda a região é costurada, formando um cinto de castidade, mas de carne. Apenas um pequeno orifício permite a saída da urina.
15. Não há como se falar em gastronomia do país. A dieta normal é composta de arroz ou macarrão com algo de molho. Ocasionalmente encontra-se carne de cabra, ovelha ou camelo. O café da manhã habitual é o fígado frito (de ovelha, camelo ou cabra) com pão e cebola.

Fonte: 
http://pt.shvoong.com/society-and-news/culture/2196183-15-curiosidades-da-som%C3%A1lia/

3 comentários: