segunda-feira, 1 de outubro de 2012

Eliminar a Dengue: Desafio semi cumprido.


“A dengue é uma das doenças mais transmissíveis do mundo. Esse é um estudo extremamente promissor, pela forte base biológica, a partir de um processo que ocorre naturalmente” – afirmou o Secretário de Vigilância em Saúde do Ministério da Saúde, Jarbas Barbosa.



            Não, nós não estamos brincando ou fazendo ninguém de bobo, talvez a dengue realmente tenha um fim. Isso não quer dizer que agora todos podem deixar a água parada e abandonar as práticas para combater a dengue, isso quer dizer que talvez, em pouco tempo, ninguém mais irá morrer com essa doença. Mas, vejam bem EM BREVE, não é agora.
            Na Austrália, alguns cientistas criaram um novo Aedes Aegypti que não transmitiria a dengue para humanos graças a uma bactéria que impede que o vírus da dengue se multiplique dentro do inseto.
            A bactéria introduzida tem o nome de Wolbachia – sim o nome é estranho – e ela está presente em 70% dos insetos do mundo e atua como uma vacina no mosquito que o deixaria imune ao vírus e o impediria de transmitir o vírus para as pessoas. Essa bactéria é introduzida em mosquitos no laboratório e depois eles são soltos na natureza para se reproduzirem com outros Aedes Aegypti e transmitirem a bactéria Wolbachia para seus herdeiros, assim criando cada vez mais mosquitos que não passam a doença.
            Porém, imaginem quanto tempo levará até alcançarem todos os mosquitos e formarem uma geração onde só haja mosquitos com a bactéria Wolbachia . Isso pode demorar um tempo, por isso mesmo apesar desta novidade não é recomendando que se parem os cuidados para impedir que a dengue se propague!
            Uma novidade é que as fêmeas da espécie que portadoras  da bactéria Wolbachia ao cruzarem com machos sem a bactéria,  irão gerar mosquitos com Wolbachia. Porém se um mosquito fêmeo  sem a bactéria cruzar com um macho  infectado com  a bactéria,,os óvulos fertilizados morreriam. Essa é uma evolução importante pois aumenta rapidamente o número de Aedes Aegypti que não transmitirão a dengue para as pessoas.
            Mas de onde saiu a bactéria Wolbachia. Bem, ela não foi criada em laboratório graças a mutações estimuladas por reações químicas. A bactéria está presente nas drosófilas ( conhecidas popularmente como moscas da fruta) e em pernilongos. No início, os pesquisadores acharam que ela apenas reduziria o tempo de vida do mosquito, mas, além disso, ela se mostrou uma solução para o fim completo da dengue.
            Outra grande preocupação era a reação que a bactéria poderia ter no corpo humano, quer dizer e se os cientistas criassem uma nova doença pior que a dengue? Felizmente ele é maior que o canal salival do mosquito – e este é o único modo por onde ele poderia ser transmitido ao ser humano – ou seja não tem a menor chance de sair pela saliva.
            O mosquito já foi testado na Austrália e agora virá para o Brasil para uma nova seção de testes em algum lugar do  Rio de Janeiro. Mas, antes de serem soltos na natureza será observado  como se comportaram no clima.
            Mas, como a dengue não está dizimada é bom não esquecer os métodos de prevenção contra dengue.


Nenhum comentário:

Postar um comentário