sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Hajime no Ippo e Boxe


Olá, caros leitores. Dessa vez, vou relacionar um anime com algo divertido que tem na academia e na TV: boxe.

O Anime é Hajime no Ippo, que se trata sobre um garoto chamado Ippo Makunouchi que é abordado na rua e é violentado, e nesse momento um boxeador chamado Mamoru Takamura o salva. Isso incentiva Ippo a começar a praticar esse esporte.

Detalhes interessantes sobre a historia do boxe:

A palavra boxe é derivada de ‘to box’, do inglês, que significa: bater com os punhos. Fica claro então, que nessa luta se usa o punho para defender-se e atacar. Primordialmente, o boxe era praticado sem as luvas, mas obviamente isso causou estragos (na cara das pessoas, lógico) e fez mudar algumas regrinhas, como o uso das luvas e o tempo de 3 minutos, com intervalo de 1 minuto.




História do Popó, brasileiro, ex-boxeador, atualmente político:


Acelino Freitas nasceu numa família pobre, de um bairro da periferia da capital baiana, a Cidade Nova, localizado na região da Baixa de Quintas, filho de Niljalma Freitas e Zuleica. Recebeu da mãe o apelido com que tornou-se conhecido, Popó, em referencia ao barulho que Acelino fazia quando mamava. Foi alfabetizado por uma vizinha de bairro, Neuraci.

Seu pai era também pugilista, assim como três de seus irmãos, dos quais Luis Claudio foi quem mais o incentivou a também ingressar na profissão, o que fez já aos 14 anos de idade.

Até o primeiro titulo mundial, morava com os pais e os irmãos em naquele casebre, de 6,75 m2, que tinha panos como divisórias.

Com dois casamentos, e filhos com três mulheres diferentes, o baiano enfrentou no segundo (com Eliana Guimarães, filha do empresário Andre Guimarães) uma fase bastante difícil, que refletiu negativamente nos seus resultados sobre os ringues (causando sua primeira derrota na carreira) – a reconciliação veio habilita-lo a novamente disputar um titulo, e vencer.

É pai de Rafael, Igor, Iago, Gustavo, Juan e Acelino Poopó.

Seus treinamentos básicos são feitos na cidade natal, onde construiu um ginásio voltado para a preparação de novos talentos. Mas, antes de cada luta, vai para os Estados Unidos, onde as instalações e materiais são muito mais apropriados.

Popó iniciou sua carreira com 14 anos como amador. Foi campeão baiano aos 14, campeão Norte-Nordeste aos 15 e campeão brasileiro aos 17 anos. Em 1995, foi convocado para a seleção brasileira, que disputaria os Jogos Pan-Americanos de 1995, em Mar Del Plata. Com a conquista da medalha de prata no Pan, Popó passou a lutar no boxe profissional.









Nenhum comentário:

Postar um comentário