sábado, 15 de setembro de 2012

O Hinduísmo


  O Hinduísmo é uma das religiões mais antigas do mundo. Não há um fundador desta religião, ao contrário de tantas outras - no Islamismo, por exemplo, há Maomé, e no Budismo, o próprio Buda. O Hinduísmo, na verdade, compõe-se de uma intersecção de valores, filosofias e crenças, derivadas de diferentes povos e culturas.
   Para o Hinduísmo, as pessoas possuem um espírito, que é uma força perene e indestrutível. A trajetória desse espírito depende das nossas ações, pois a toda ação corresponde uma reação - Lei do Karma. Enquanto não atingimos a libertação final, passamos continuamente por mortes e renascimentos.
  Os rituais hinduístas geralmente envolvem a procura da consciência de Deus e de bençãos dos devas (entidades celestiais). Os hindus podem praticar a Puja (rituais de culto ou veneração) tanto em casa como num templo.
O "Om"
  Em seus próprios lares os hinduístas costumam criar um altar, com ícones dedicados às suas formas escolhidas de Deus. A visita a templos não é obrigatória, e muitos os visitam apenas durante os festivais religiosos.
  As preces, chamadas mantras, são entoadas como cânticos no idioma sânscrito, língua "morta" que deu origem ao híndi. Os mantras são dirigidos a diversas divindades, ou estimulam qualidades pessoais. O mantra mais importante é o OM, "sílaba sagrada" que representa o próprio nome de Deus. OM é a semente de todos os mantras e princípio da criação. Foi dele que derivou toda a matéria.
O hinduísmo baseia-se nas leis espirituais descobertas por diferentes pessoas em diferentes tempos. As escrituras foram transmitidas oralmente, na forma de versos. Os Vedas são os textos mais antigos do hinduísmo e está entre os mais antigos textos religiosos existentes.  Há também livros épicos como o Ramayana e o Bhagavad Gita.
Brahma, Vishnu e Shiva
 A Trimúrti é composta pelos três principais deuses do hinduismo: Brahma, Vishnu e Shiva, que simbolizam respectivamente a criação, a conservação e a destruição.
Entre os deuses com maior popularidade estão Ganesha, Krishna, Rama, Hanuman, Lakshmi, Durga, Kali, Saraswati e muitos outros.

Nenhum comentário:

Postar um comentário