quarta-feira, 19 de setembro de 2012

Austrália: homem registra tornado de fogo de 30 m

Um homem registrou um raro tornado de fogo na Austrália. O cineasta Chris Tangey procurava uma locação para um novo filme quando viu o fenômeno.
 Chris Tangey registrou o tornado de 30 m em Alice Springs, Austrália. O fenômeno ocorre quando uma coluna de ar quente entra em contato - ou causa - fogo no chão.
 Os tornados de fogo costumam durar 2 minutos, mas Tangey afirma que este durou cerca de 40 minutos. "Eu estava a cerca de 300 m de distância e não tinha vento, mas o tornado fazia barulho como um caça", diz ao jornal britânico Daily Mail. Não foram registrados danos por causa do tornado.
"Eu gravo no outback (região árida australiana) há 23 anos e nunca tinha visto algo como isso. Nós ouvimos sobre ele, mas nunca vimos".


Redemoinho de fogo

Um redemoinho de fogo, também chamado de tornado de fogo, é um raro fenômeno no qual o fogo, sob certas condições (dependendo da temperatura do ar e das correntes) adquire uma vorticidade vertical e forma um redemoinho ou uma coluna de ar de orinteção vertical similar a um tornado.

Propriedades:

A maioria dos grandes tornados de fogo surgem a partir de incêndios florestais nos quais estão presentes correntes de ar quente ascendentes e convergentes. Usualmente eles têm de 10 a 50 metros de altura e uns poucos metros de largura e duram somente alguns segundos. Alguns podem ter mais de um quilômetro de altura, conter ventos superiores a 160 km/h e durar mais de 20 minutos. Os redemoinhos de fogo podem destruir árvores de 15 metros de altura.

Casos Notáveis:

O exemplo dos efeitos que pode ter um fenômeno destas características sucedeu-se em 1923 durante o Grande sismo de Kantō, o qual provocou uma tormenta de fogo do tamanho de uma cidade e produziu um redemoinho de fogo que matou a 38,000 pessoas em quinze minutos na região deHifukusho-Ato, Toquio.



Fontes: Terra.com e Wikipedia.com e uhull.com.br.



Nenhum comentário:

Postar um comentário