domingo, 16 de setembro de 2012

Hotel Ruanda – a prova de uma tragédia



Dizem por ai, que ao final da 2ª Guerra Mundial, em 1945, muita gente nao sabia da existência dos campos de concentração nazistas e muito menos dos crimes ali cometidos. Ate ai, nao tínhamos CNN, internet ou mensagens ao vivo sobre o mundo todo. Mas o que dizer sobre um fato esquecido há menos de 20 anos em Ruanda? E esquecer de suas 800 mil mortes? Isto foi muito bem retratado no filme dirigido por Terry George em 2004.
O filme relata a verdadeira historia de Paul Rusesabagina, um gerente de um hotel na cidade de Kigali (capital da Ruanda) que consegue salvar 1268 pessoas durante o genocídio em 1994. Há uma comparação clara com a vida do empresário Oskar Schindler – empresário que salvou aproximadamente 1200 judeus durante o Holocausto.
Paul Rusesabagina (interpretado por Don Cheadle) é gerente do hotel Milles Collines. Esse estabelecimento recebe hospedes do mundo todo e é muito conceituado pela qualidade de seus serviços e acomodações. Resumindo: um hotel de luxo. Apesar de seu trabalho e sua condição de vida boa em relação ao resto do pais, Paul vive num pais a beira do caos.
Ruanda é uma ex-colônia belga dividida entre as etnias: hutus e tutsis. Quando chegaram, os belgas se aliaram a minoria tutsi, favorecendo-os e privilegiando-os com educacao ocidental, enquanto a maioria hutu era marginalizada. Em 1926, chegaram a oficializar a divisão étnica, introduzindo carteiras de identidade, que explicitavam a ascendência de cada individuo. A disputa entre as duas facções (hutus foram apoiados pelos belgas e tutsis se alistaram para a FPR – Frente Patriótica Ruandesa). Em 6 de abril de 1994, o presidente hutu Habyarimana foi morto pelo próprio partido, que nao tardaram em culpar os tutsis e iniciar um grande massacre.
Hotel Ruanda é um filme que tem como temática central a humanidade de seu personagem principal. Paul Rusesabagina é um daqueles anônimos heróis do cotidiano que age pelo coração e fe apesar do medo e ameaças que sofre durante o massacre. Numa atmosfera em que a morte ronda a todos (cadáveres de vitimas jogados em ruas e rios da região) era preciso ter muita coragem e dignidade para enfrentar as hostilidades. E é desta maneira que Hotel Ruanda arrancou centenas de lagrimas minhas e de milhões de espectadores no mundo todo. 

Nenhum comentário:

Postar um comentário