segunda-feira, 3 de setembro de 2012

Fenômeno da Lua azul ocorre em 2012


            Quem não gosta de observar a lua? A bela lua que encanta tantos casais em filmes românticos e protagoniza os mais belos  beijos entre protagonistas. A mesma lua que pode dar aos filmes de terror as cenas mais aterrorizantes, que acorda os lobisomens e é usada como única luz para iluminar os vampiros que vagueiam pela noite atrás de sua próxima vitima.
            Mas não vamos falar de qualquer lua, mas sim do fenômeno Lua azul.  E não, antes que perguntem a lua não fica tingida de azul. O termo se refere à segunda lua cheia no mesmo mês, quando a mesma completa sua    órbita antes do fim do calendário.




            No  último mês de agosto houve a lua cheia no dia 2 e ela reapareceu no dia 31. O porquê disto ocorrer? O ciclo da lua leva em torno de 29,5 dias enquanto os meses do calendário – exceto o mês de Fevereiro – duram 30 ou 31 dias. Por isso, quando a primeira lua cheia ocorre no início do mês, há a probabilidade de se repetir no fim do mês.
            Não é um fenômeno tão raro quanto um eclipse, conseguir ver Marte ou qualquer outro planeta. Ele ocorre em média uma a cada três anos, alguns anos não contendo nenhum. O astrônomo Julio Lobo disse: Não há nenhuma mudança particularmente significante associada a esse evento, mas as luas cheias são bonitas de se ver, instigam romance e sensações de bem estar", afirma ele, "Por isso é sempre especial quando temos mais que uma".
            A última vez que foi possível ver uma lua azul foi no dia 31 de dezembro de 2009 e a próxima deve ocorrer em julho de 2015. Já em 2018, o fenômeno deve ser duplicado: ao invés das 12 luas cheias, o ano terá 14. Isso acontece quatro ou cinco vezes a cada século.
O termo foi registrado pela primeira vez em um panfleto de 1524. Desde então, a expressão 'uma vez a cada lua azul' (once in a blue moon), passou a significar uma ocorrência rara. "Na idade média os cavalheiros costumavam cortejar as damas falando isso: me casarei com você em uma lua azul. Ou seja, papo-furado não é uma coisa recente", brinca Lobo.
            Na verdade a lua azul realmente existe, só que bem mais rara. Uma das últimas luas realmente azuis a serem registradas ocorreu após a erupção do vulcano Krakatoa, na Indonésia, em 1883. Considerada a maior erupção vulcânica da história moderna, despejou poeira na atmosfera equivalente a uma explosão de 100 milhões de toneladas de dinamite, ou a uma bomba nuclear de 100 megatons. O impacto foi tamanho que, anos após a erupção, a lua ainda apresentava um tom azulado. Não há, porém, previsão de que o fenômeno se repita. "A menos que o mundo realmente acabe em 2012, as chances são mínimas", corrobora o astrônomo.
            Uma data rara e que geralmente desperta o amor, a última lua azul atingiu o recorde de pedidos de casamento no mesmo dia chegando a 32.872 pedidos a luz da lua. Algo um tanto romântico, mostrando que talvez ainda exista um pouco de romantismo no mundo.



Nenhum comentário:

Postar um comentário