quarta-feira, 5 de setembro de 2012

Invictus – mais do que uma partida


O filme dirigido por Clint Eastwood em 2009 deu o que falar. O drama conta a trajetória de Nelson Mandela desde que foi liberto em 1990 ate sua eleição a presidente da África do Sul. Com a presença de Morgan Freeman e Matt Damon no elenco, o filme conta a historia real de como Nelson Mandela juntou forças com o capitão da equipe de rugby da África do Sul para ajudar a unir seu país. O presidente sabia que seu país permanecia na esteira do apartheid, já que a população se dividia racial e economicamente, e buscou através do esporte, a união entre negros e brancos.

Agora, até que ponto o filme é verdade?

O presidente Nelson Mandela apostou a união do país ao esporte, para colocar um basta no apartheid. Em 1994, Mandela conversou com o líder da seleção de rugby, Francois Pienaar para motivar os atletas, para a Copa do Mundo de Rugby –evento que ocorreria no ano seguinte em seu país. A seleção representava a força branca, mas aos poucos, as barreiras caíram. E com toda essa motivação e a torcida de mais de 63 milhões de pessoas, os sul-africanos em 1995 ganharam a Copa do Mundo.

Por um lado, parte da barreira entre brancos e negros quebrou-se, mas como continuar com as situações de desigualdade social, pobreza e violência? Mandela usou o esporte como ferramenta, mas nao conseguiu vencer esses problemas. Ele esta certo ao dizer que “esse país tem fome de grandeza” e a África do Sul tem ganância por grandeza, mas para crescer, depende do seu povo e de um governante que ofereça políticas publicas de maneira igualitária.
O preconceito ainda existe no país entre negros e brancos, de uma menor, mas ainda é existente. Nao só na África, mas em todo o mundo, em pleno século XXI.
Um artigo que achei muito interessante sobre o filme foi o roteiro feito pela Academia Buntu. No hiperlink há o roteiro sobre o Seminário Invictus, com trechos significativos do filme ali presentes. Vale muito a pena ler!

O apartheid foi algo que surpreendeu o mundo e teve seu termino em 1994, com a eleição do primeiro presidente negro da África do Sul, Nelson Mandela, talvez um dos homens que eu mais admiro ate hoje. O filme de Clint Eastwood realmente so me fez admira-lo ainda mais. elson Mandela e Francois Pienaar.


A foto de Nelson Mandela e François Piennar



Morgan Freeman e Matt Damon numa cena do filme Invictus, fazendo os papeis de Nelson Mandela e François Piennar

Nenhum comentário:

Postar um comentário