quinta-feira, 27 de setembro de 2012

Filmes que abordam o totalitarismo de maneira interessante


O totalitarismo, que surge após a Primeira Guerra, é fruto de diversos conflitos entre os interesses imperialistas e industriais da sociedade do século XIX e XX. O Estado, sob o comando de um ditador ou até mesmo de uma classe, exerce o poder de forma autoritária, de tal forma que passa a não reconhecer certos direitos individuais da população e impõe determinadas ideologias. Muitos desses regimes totalitários são mantidos através de uma alienação das massas, que passam a 'engolir' tudo o que lhes é imposto.

Esse modelo acaba por influenciar o modo no qual nossa sociedade se comporta nos dias de hoje e influencia também na criação de filmes que contestam tal alienação das massas populares. Filmes que questionam o modo em que a sociedade funciona e age. Neste post, apresentaremos três famosos filmes que abordam sobre tal assunto.



O primeiro deles, 1984, de George Owell, se passa numa Inglaterra totalitarista sob o regime do 'Big Brother', num mundo dominado pelas máquinas e, principalmente, pela vigilância de câmeras, e conta a história de Winston Smith, um funcionário público que quase não tem memórias de sua infância ou dos anos anteriores à mudança política. Tamanha vigilância exemplifica um mundo sem privacidade alguma e mergulhado em um controle de ideias e mentes. Uma sociedade alienada. Smith então se dá conta de tal manipulação e tenta 'lutar' contra esse modelo. Para assistir o filme completo e legendado, visualize o vídeo abaixo





O segundo, Transpotting, relata o vicio na Heroína em um grupo de jovens, situado em Edimburgo, na Escócia. O inicio do filme mostra a tentativa de Renton, interpretado por Ewan McGregor, em se livrar da Heroína, que no decorrer da história tem suas idas e vindas no mundo da droga. Com o passar dos anos Renton, após se livrar mais uma vez da Heroína, é atentado pelo seu grupo de amigos que agora visam assaltos e o próprio trafico para conseguir o que querem. Questiona os modelos adotados pela atual sociedade e seus paradigmas.
(Resumo retirado de: Blog Floresta Cinza)
Para assisti-lo, clique AQUI.



Já o terceiro filme, Laranja Mecânica - uma obra de Stanley Kubrick, se passa num futuro indeterminado e retrata a violência sem objetivo dos jovens combatida pelo autoritarismo sem freios do Estado, fazendo um painel assustador da sociedade européia e do próprio mundo moderno.

Alex faz parte de um grupo de adolescentes praticantes da ultraviolência. No início do filme é mostrada toda sua bestialidade, ao invadirem um lar e barbarizarem Frank Alexander e sua mulher. Quando Alex é preso, as autoridades lhe oferecem uma opção para escapar de longa sentença: submeter-se a um tratamento que lhe fará sentir insuportável aversão diante de qualquer cena ou ato violento. Por engano, a terapia acaba incutindo-lhe também repulsa à música de Beethoven, que adorava.

Alex é libertado, mas se tornou incapaz de reagir à brutalidade do seu ambiente. Isto faz dele uma vítima fácil não apenas das gangues, mas também da vingança de Frank Alexander, que jamais se conformou com os maus tratos sofridos por ele e a esposa.
(Resumo retirado de: Webcine)

Abaixo, o filme completo (dublado)



Laranja Mecânica Completo from David Tadeu Freitas on Vimeo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário