domingo, 16 de setembro de 2012

Book Crossing


“Um livro não é apenas um amigo, ele faz amizades para você. Quando você possui um livro com mente e alma, você é enriquecido. Mas quando você o passa adiante, você é triplamente enriquecido.”
- Henry Miller
Os Livros da Minha vida (1969)


            O conceito de Book Crossing surgiu nos Estados Unidos da América (EUA) e tem como objetivo transformar o mundo em uma grande biblioteca pública e estimular novos leitores. Mas como tornar isto realidade? Liberando livros em locais públicos de qualquer parte do mundo para que as pessoas os encontrem possam lê-los ou passá-los adiante.
            Além de deixar livros em locais públicos, você pode seguir seus passos e saber por onde ele tem passado. Afinal de contas se é possível seguir cartas pela internet, porque não fazer o mesmo com livros? Por isso foi criado o site oficial do Book Crossing em 21 de dezembro de 2001 onde pessoas do mundo todo podem se cadastrar e começar a liberar e registrar seus livros.
            É incrivelmente fácil se cadastrar no site – para os que não têm facilidade em inglês existe a opção do site em português. Você não é obrigado a liberar vários livros, ou nem existe um número certo para liberar por mês. Mas no final todos acabam se rendendo a proposta e querendo liberar mais livros do que, no início, planejavam.



            O movimento Book Crossing tem uma idéia simples, apenas 3 regras básicas de fácil compreensão. Leia, Libere e Siga. As regras são bem simples e colocá-las em pratica também é, elas foram feitas para que até mesmo uma criança consiga fazê-las. O motivo disso é para incentivar os mais jovens a entrarem no mundo da leitura. Afinal, com tantos livros virando filmes e a concorrência com videogames e desenhos animados, grande parte dos jovens só leem os livros da escola e apenas na fase adulta começam a ler por conta própria.
            Agora vamos explicar as três regras básicas e como fazê-las, assim quem sabe você não se interessa em aderir ao movimento?
            Passo 1 Leia:  Registre seu livro gratuitamente no site e ganhe uma ID única no Book Crossing para seu livro. Essa BCID (Book Crossing ID) vai lhe permitir seguir o seu livro onde quer que vá. Imagine que é como um passaporte que permite que seu livro viaje o mundo todo sem se perder. Mas não esqueça de anotar essa BCID no livro e fazer uma etiqueta do mesmo, assim quem alguém encontrá-lo irá digitar  o número no site e você saberá por onde ele anda.
            Passo 2 Libere: Agora é hora de passar seu livro adiante. Agora que você já o etiquetou é hora de deixá-lo viajar. Existem diferentes maneiras de liberar seu livro, você pode dar de presente a um amigo ou a um estranho, pode liberar em algum lugar para que uma pessoa ao acaso o encontro ou ir em Ponto Oficial de Book Crossing (conhecido como OBCZ – Oficial Book Crossing Zone).
            Passo 3 Siga: Veja em que lugar seu livro anda e quem o lê. Quando outro leitor encontrar o seu livro, ele pode introduzir o BCID no BookCrossing.com e informar que o livro foi capturado. Mais de 132 países têm livros viajando por seus territórios.



            Acho que deixei um ponto em branco por aqui, o que é um Ponto Oficial de Book Crossing deve ser a maior dúvida de quem está lendo o texto. Os OBCZ são pontos onde em um determinado dia vários membros do movimento vão com seus livros para serem liberados e encontrar novos. No Brasil já houve 7 Book Crossing nos últimos 11 anos, em São Francisco Xavier/SP (Biblioteca Solitário),  em São Paulo/SP (Casa das Rosas, Creperia Central das Artes e Biblioteca Mario de Andrade – Circulante e Universidade AnhembiMorumbi-Campus Centro), no Rio de Janeiro/RJ (Lunático Café), em Salvador/BA (Lunático Café) e em Porto Alegre/RS (Café Bonobo).
            O Brasil não está entre os 10 países com maior úumero de membros, mas talvez isso seja porque por aqui as pessoas ainda não têm o habito de ler. Em Santos – cidade de origem do grupo Information Kingdom que é quem escreveu este post – existem apenas 109 pessoas inscritas, se  levar em conta o número de habitantes da cidade, isso é um tanto desanimador.

Lista dos 10 países com maior concentração de usuários do site:

Estados Unidos da America
Alemanha
Reino Unido
Holanda
Finlândia
Canadá
Austrália
França
Portugal
Espanha

            Como tudo o que começa a fazer muito sucesso, o Book Crossing sofreu muitas críticas. Uma das principais criticas é que o movimento poderia reduzir os royalties dos escritores de todo o mundo. Alegaram que o Book Crossing seria ilegal pois as pessoas poderiam ler livros sem pagar por eles, porém o movimento deu um contra argumento que não pode ser negado: Se o Book Crossing é ilegal pelo fato das pessoas lerem livros sem pagar por eles, porque as bibliotecas não seriam?
            De fato, ao contrário do que acontece, por exemplo, com a pirataria de músicas, filmes e jogos através de vendas ilegais ou compartilhamento pelo computador, tal não acontece com os livros, uma vez que estes não são fotocopiados nem reproduzidos sob qualquer outra forma. Existe um único livro, pelo qual já foram pagos direitos para fazer dele o que se quiser: guardar, emprestar, oferecer. O BookCrossing é assim visto como uma forma de oferecer livros. O que é estranho é que são oferecidos a desconhecidos.
            Em minha opinião, o Book Crossing é um modo de incentivar a leitura e ajudar novos autores a serem conhecidos. Um livro que você encontrou e gostou, depois de liberá-lo você poderia decidir comprá-lo para a sua biblioteca particular.

Para os que se interessaram aqui está o site em português: www.bookcrossing.com.br



2 comentários:

  1. MARIANA, VC É FOGO... TANTAS IDEIAS LEGAIS...VAMOS DIVULGAR O BOOK CROSSING

    ResponderExcluir
  2. Em Santos, tem esse projeto na Pinacoteca, vc pode pegar e deixar livros lá, é muito muito legal!!!!

    ResponderExcluir