quinta-feira, 13 de setembro de 2012

Itazura na Kiss e a educação do século XXI



Aposto que todos estão se perguntando: Qual a ligação entre esse anime e a educação atual? A maioria deve estar pensando que eu endoidei de vez e que talvez o Information Kingdom tenha ficado realmente maluco. Podem ficar despreocupados e cancelar a ambulância do sanatório, nós não estamos loucas e já vamos provar isso para vocês.
            A verdade é que o post desta semana não seria sobre o Itazura na Kiss, eu nem planejava fazer um post sobre esse anime – o que é um pecado porque ele é um dos meus favoritos – mas tudo mudou semana passada quando o meu professor de inglês nos passou o vídeo Mudando paradigmas na Educação e foi assistindo a este vídeo que todo o texto do post foi surgindo em minha mente.



                        Mas antes de começar a falar sobre a ligação entre o anime e a educação, acho melhor eu escrever uma sinopse sobre o Itazura na Kiss. Para começar é um anime relativamente curto com 25 episódios onde há um grande espaço de tempo entre um episódio e outro. Para vocês terem noção a história começa com a protagonista tendo 16 anos e termina com ela lá pela casa dos 30 anos.
            Os protagonistas se chamam Aihara Kotoko e Irie Naoki, eles estudam no mesmo colégio, porém em classes diferentes. Ela, Kotoko, estuda na classe F a dos mais burros, Ele, Irie, na classe A dos mais inteligentes e ainda é o melhor da classe. Kotoko se apaixonou por Irie quando ele fez um discurso no primeiro dia de aula em seu primeiro ano e conservou esta paixão até o terceiro ano do colegial quando decide escrever uma carta de amor. Ele sempre havia recusado as cartas de amor de suas  fãs e com Kotoko não foi diferente,  porém o destino decide os unir quando após um terremoto a casa da jovem é destruído e ela vai morar na casa de um amigo de seu pai. Qual não é a surpresa ao descobrir que a casa do suposto amigo é a casa do pai de Irie Naoki. É assim que começa a história, com a divertida  Aihara Kotoko tentando conquistar seu grande amor.
            Mas não é só isso, existe uma mensagem mais forte em todo o anime. Não são as suas notas que contam, ou o seu grau de inteligência acadêmica, existe algo mais forte. Algo único dentro das pessoas que as torna especiais e as faz ir aonde ninguém mais iria.



“- A Kotoko é incapaz de fazer 90% das coisas que eu faço. Mas, nos 10% que eu não consigo, ela tem sucesso onde ninguém mais teria”
Irie Naoki – Episódio 21

            Agora que já fiz a introdução, é hora de falar sobre a educação do século XXI. Para começar o modelo da escola é ultrapassado, você vai para lá ouvindo que se você estudar bastante, tirar boas notas e se formar em uma boa faculdade, você conseguirá um emprego. Convenhamos que conseguir um emprego é bem mais difícil do que isso, caso contrário não haveria tantas pessoas desempregadas. Ter um diploma não é garantia nenhuma que você estará empregado, não estou dizendo que fazer faculdade não é necessário, apenas que, atualmente, ela não é mais uma garantia de coisa alguma.
            O grande problema das escolas – não  o único – é que ele foi pensado e estruturado na cultura e idéias do Iluminismo ligado a situação econômica da Revolução Industrial, sendo que antes não havia escolas publicas só quem educava eram os jesuítas – ou os padres no seminário se formos falar do Brasil.
            Afinal de contas, porque as aulas começam às 7:30 horas da manhã? Ninguém consegue se concentrar e estar completamente empenhado neste horário, é impossível pensar na Velocidade em que um projétil se desloca caso lançado a uma velocidade x a 76,2 º então convenhamos, porque temos que acordar cedo? Para passar no vestibular? As aulas poderiam começar mais tarde, o rendimento seria melhorado! O único motivo das aulas começarem tão cedo é porque quando a educação ficava a cargo dos padres nos seminários, os educadores em questão acordavam cedo – lá para as 4 da manhã – para o jejum, higiene pessoal, orar e depois começavam as aulas. Eles davam as aulas, eles ditavam que horas elas seriam! Por que ninguém mudou nada até agora? Por que ninguém quer sair às 15 horas do colégio para ter algumas horas a mais de sono, o jovem quer dormir, mas antes de tudo quer aproveitar seu tempo livre fora do colégio e ficando metade do tempo – as primeiras aulas – dormindo ou vegetando o tempo passa consideravelmente mais rápido.
            Melhor eu me acalmar, acho que estou me excedendo. O que passou a ser definido como habilidade acadêmica é decorar o ensino clássico e obrigatório (história, geografia, matemática, sociologia e outros) e ter raciocínio rápido. O estudante decora/aprende   tudo isso para o vestibular, porém mais tarde ele esquecera quase tudo o que aprendeu. O cérebro humano não guarda conhecimento inútil, então porque um engenheiro mecânico de 49 anos precisa saber o modo de reprodução das esponjas? Para nada, é um conhecimento inútil. As escolas deviam estar encarregadas de ensinar o básico e depois o jovem decidir no tempo que resta até os 17 se aprofundando nas matérias relacionadas à profissão que deseja.



            A conclusão do jovem ser obrigado a aprender o que não gosta e o que não será útil em sua carreira é que muitos simplesmente decidem não aprender, é mais cômodo não prestar atenção. O adolescente do século XXI tem mais acesso às informações instantâneas do que qualquer outro na história da sociedade.  Com celulares, Ipods, jogos, revistas, filmes e tantas outras formas de dispersar a atenção, manter um aluno entretido é relativamente difícil, ainda mais às 7:30 horas da manhã.
            No atual mundo capitalista e que busca resultados, os professores e os tutores legais de um estudante jamais diriam para ele seguir seu sonho. Se o sonho é ser músico, ator, dançarino, escritor ou qualquer outra coisa relacionada às artes e a criatividade, o sonho é massacrado. Porque isso é apenas um hobby, Porque isso não dá futuro. A sociedade só considera como algo sério profissões relacionadas principalmente às exatas e às biológicas – até as pobres humanas tirando Direito são deixadas de lado – e quem pensa em fugir disso tem o pensamento massacrado para se ajustar aos padrões impostos. O certo seria ocorrer justamente o contrário seguir seus sonhos, mostrar quem é e desenvolver seu lado criativo deveria ser estimulado, isso é o que faz das pessoas únicas e especiais.
            Esta última parte pode ser facilmente vista no anime Itazura na Kiss. Irie pode ser o aluno mais brilhante, o que vai mais longe e o com futuro mais promissor, completamente oposto a Kotoko que é sonhadora, tem uma personalidade única e demonstra mais facilmente seus sentimentos. Porém por mais que ela tenha mais dificuldades e seja julgada – muitas a acham incapaz – ela consegue os melhores resultados onde ninguém conseguiria. Porque ela tem tenacidade, porque ela não se deixou moldar, ela é apenas ela mesma e com o seu jeito consegue resultados únicos. Sim ela não consegue fazer 90% das coisas do mundo, mas ela consegue fazer os 10% que ninguém mais conseguiria tendo bons resultados. Irie tem tudo para ser um profissional brilhante na área que escolher, ele vem de uma família rica que tem uma empresa e seu pai deseja que ela faça administração para cuidar dos negócios da família. Mas e quanto aos sonhos? O sonho do garoto nunca foi cuidar da empresa do pai, ele deseja cuidar das pessoas e salvar vidas, porém até a nobre profissão da medicina não é bem vista. O que fez o garoto se libertar e perseguir os seus sonhos? Sim foi a doce e estabanada Kotoko que tem mais vontade de viver e batalhar pelo que acredita que qualquer um que eu já vi – mas não sendo clichê – e é ela que com suas palavras e modos o estimula a não desistir de seu sonho. A lutar por aquilo que acredita.



            As escolas foram moldadas baseadas nos interesses industriais – a escola é quase como uma fábrica – da Revolução Industrial. O sinal toca para marcar a hora e determinar o que deve ser feito (horário da aula x, da aula  y, de comer, da aula z...), a educação é feita em grupos divididos pela idade ( a data da fabricação) como se a única coisa que a criança tem em comum é a sua idade. Jovens da mesma idade podem ter facilidade e dificuldade em matérias diferentes, concentrar-se melhor em horários diferentes, as variáveis são imensas. Por que tudo é deste modo? Porque é mais conveniente e ninguém tem a coragem de exigir mudanças.
            Isso tudo está errado, assim como as recuperações e ser estipulado uma  média obrigatória. Se você não atinge uma determinada média em determinada matéria você é inferior a quem conseguiu?  É o mesmo que ocorre em Itazura na Kiss dividindo os alunos por classes relacionadas ao grau de inteligência, isso significa que um aluno da classe F é inferior a um aluno da classe A? Ridículo. Mas no anime, assim como na sociedade, todos são alienadas a pensar que sim. Por isso eu senti uma pontada de orgulho quando a Kotoko determinada a mostrar que as notas – e a classe de cada aluno – não significam nada, ela decide entrar para a lista dos 50 melhores em um super simulado. Ela conseguiu, certo ela ficou em 50º, mas ela foi a primeira aluna da classe F a chegar lá, geralmente apenas alunas da classe A ou B conseguem. Isso é uma prova que não se pode classificar quem é melhor ou pior com notas.



            Em minha opinião – que só se tornou mais forte após ver o anime e o vídeo Mudando Paradigmas da educação – o que deveria ser levado em conta é o pensamento divergente e (a habilidade de enxergar diversas respostas para uma pergunta, muitas formas possíveis de interpretar uma pergunta), ele deveria ser estimulado e não massacrado. Você encontra mais crianças de 5 anos com essa habilidade do que jovens adultos de 20 anos? O porquê disso? Porque a maioria se deixa moldar e a sociedade atual não leva isto em conta.
            Porém a verdade é que este modo de pensar te ajuda a enxergar as diferentes possibilidades, a ter um olhar mais longe e a fazer coisas que ninguém mais faria tudo porque você viu essa possibilidade. A maioria não dá valor a isso, mas o que me alegrou no anime foi que o Irie deu valor, ele viu isso em Kotoko e se encantou. Ele viu que ela tinha algo que muitos não tinham, ele, em certo momento, admitiu que precisava da garota. Porque ele não era nada sem ela, ela trazia luz a sua vida, ela o tornava mais humano e ajudava-o a lembrar do que já havia esquecido, quem realmente era. Está é mais uma parte realmente linda.
            Acho que já falei bastante e nem ao menos sei se alguém terá paciência de ler tudo isso. Mas para aqueles que tiveram, espero tê-los feito parar para pensar. Este post foi especial porque ele não fala das matérias que aprendemos no colégio – que é a proposta do meu grupo – mas ele fala sobre o que aprendemos no colégio e como somos educados. Achei que isto valia um espaço aqui entre os posts do Information Kingdom.




4 comentários:

  1. Realmente....os professores e alunos nao deveriam "rotular" a gente pelo nosso rendimento em aulas...e isso fala muito no anime,e as vezes ter persistencia é melhor que ter inteligencia nata.Um dos animes mais fofos que eu ja vi *-*

    ResponderExcluir
  2. muito bom o texto... fiquei com menos dor de cabeça... rrs

    ResponderExcluir
  3. amei seu texto Itazura na kiss é meu anime favorito esse anime me ajudou mto pois eu sempre fui mto esforçada porém observada q enquanto eu me esforçava para fazer algo bem feito outros simplesmente faziam a mesma coisa em 5 minutos e pra fechar com chave de ouro ainda tinha q ouvir pessoas e até professores me dizendo por que vc faz isso? pq se esforça tanto? fulano de tal colou e tirou a mesma coisa! ou melhor até parece q a filha da faxineira vai conseguir! se esforça atoa tadinha! Ao ouvir certas até coisas pensei em desistir parar de me esforçar cheguei a acreditar q não iria chegar em lugar nenhum devido a padrões hereditários e comentarios das pessoas mas vendo Itazura na Kiss vi q a força de vontade é o poder mais forte q temos e podemos chegar em qualquer lugar com isso (um outro anime q me ajudou mto foi Naruto) vi um documentário chamado o Segredo q fala sobre o poder da mente e aprendi q tudo o q somos hoje eh fruto do que pensamos no passado. Hoje sou uma pessoa feliz eu lembro q quando era criança sonhava em conhecer um resort q fica em Barra Bonita ficava olhando o anúncio na revista me imaginando no escorregador do tobogã ano retrasado realizei meu sonho de conhecer este resort foi na viagem de fim de ano com a escola foi uma coincidencia q nem deu pra acreditar quando vi q era o mesmo resort até chorei isso foi um desejo simples q consegui realizar mas q representou mto em minha vida) vi q eu era igual aos meus colegas vi até q era mais feliz quem disse q a filha da faxineira não iria conseguir??? hj minha mãe faz curso técnico de podologia mesmo levando uma vida simples somos felizes com o q fazemos já fui destaque na minha escola junto com outros alunos (e uma coisa q achei legal foi q ñ utilizaram somente o critério de notas para selecionar os alunos tambem avaliaram o comportamento em sala) Hoje me espelho na Kotoko posso ser meio atrapalhada posso ser meio "lenta" para aprender as coisas mas os 10% q eu faço, aprendo e vivo representam mais do que os 90% do q todo mundo consegue fazer. Sempre quando alguem te colocar para baixo diga a ela Desista você...de me fazer desistir! bjss gostei mto do seu post Parabéns adicionei aos favoritos o seu blog aqui no meu PC *-*

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oooi Srt Vivi, tenho que dizer que fiquei emocionada com o seu comentário. Vim aqui apenas para programar o post de amanhã sobre Kaleido Star (um anime que eu super recomendo que fala de superação e o valor de um sorriso) quando vi o seu comentário. A sua história me emocionou muito, fiquei tão feliz ao sabe que você realizou seu sonho de ir para o resort e que se formou.
      Acho que a Kotoko é não só um espelho, mas um modelo que vale a pena ser seguido. Fico feliz em ver que alguém também pensa assim e acredito que você vai longe, porque os 10% que você faz ninguém consegue fazer igual.

      Excluir