quarta-feira, 26 de setembro de 2012

A Noviça Rebelde

A Noviça Rebelde é uma das histórias verídicas de maior sucesso, ganhando adaptações para os palcos da Broadway, livros e filme. Mas por de trás de todo o charme da apaixonante Família de cantores Von Trapp, das exuberantes paisagens, e danças e vozes espetaculares, existe uma história de guerra.


Com a derrota e humilhação da Alemanha na 1ª Grande Guerra e as leis que tiveram que ser seguidas no Tratado de Versailles, como devolver terras e pagar altas quantias em dinheiro para os países vencedores, fez surgir um Revanchismo Alemão, um dos principais motivos para a 2ª Guerra Mundial. Quando Hitler chegou ao poder alemão, anulou o Tratado de Versailles, rearmou a Alemanha, e invadiu e anexou a Áustria ao seu território. Depois a Áustria foi usada como campos de concentração para Judeus, o mais famoso foi o de Mauthasen, em Viena.

Maria e as crianças Von Trapp

O filme se passa na Áustria, onde o viúvo Capitão George Von Trapp cuida dos seus 7 filhos como se fossem um dos seus soldados, sem deixá-los brincar, cantar e se divertir. Como o Capitão viaja muito e seus filhos fazem e aprontam de tudo para chamar sua atenção, ele pede ao convento para mandar uma governanta. O convento manda uma freira que eles julgavam precisar pensar melhor se iria seguir mesmo o caminho de Deus, Fräulein Maria. Maria chega a casa dos Von Trapp sem agradar muito e desobedecendo ordens, mas com o tempo vai encantando a todos, principalmente ao Capitão. Com a chegada da 2ª Guerra Mundial, o Capitão Von Trapp é chamado para servir à marinho ao lado de Hitler, mas por não concordar com seus ideais, decide fugir com sua família, inclusive Maria, para não ser preso. 

Gretl, Marta, Brigitta, Kurt, Louisa, Friedrich, Liesl, Fräulein Maria e Capitão

A Noviça Rebelde ganhou vários prêmios, como Oscar de: melhor filme, melhor diretor, melhor montagem, melhor som e melhor trilha sonora. E foi indicado ao Oscar de: melhor atriz (Julie Andrews), melhor atriz coadjuvante (Peggy Wood), melhor fotografia, melhor direção de arte e melhor figurino. No Globo de Ouro, ganhou: melhor filme e melhor atriz (Julie Andrews). E foi indicado a: melhor diretor e melhor atris coadjuvante (Peggy Wood). Dentre outros muitos prêmios. 

Capitão Von Trapp com o violão, Maria de azul e Barona de rosa

Maria e as crianças 

Para quem gosta de musicais, o filme é fantástico e eu recomendo! Para quem já conhece o filme e é apaixonado, tenho uma grande dica! A casa em que foi filmado o filme na Áustria, dá oportunidade de você se hospedar, e em troca você presta serviços, como cuidar do jardim, por exemplo. Muito Fantástico!

Nenhum comentário:

Postar um comentário