terça-feira, 18 de setembro de 2012

A lista de Schindler – o fim do empresário mais significativo no Holocausto


Talvez o filme mais triste que eu já tenha assistido em toda a minha vida. Tive que assistir essa tragédia na oitava serie, por conta de uma lista de exercícios de historia. E sete das dez questões eram sobre o filme dirigido por Steven Spielberg (talvez o melhor dele) em 1993, baseado no livro Schindler’s Ark de Thomas Keneally.

Oskar Schindler, nosso protagonista.

O cenário é o ano de 1939, com os alemães iniciando o movimento de “transferência” dos judeus da Polônia para o Gueto de Cracovia, pouco tempo depois do inicio da Segunda Grande Guerra. Era ali, que um aliado desde o ano anterior, o empresário Oskar Schindler (Liam Neeson), abria sua fabrica de armas esmaltadas, cujos trabalhadores eram judeus, e se escondiam la para nao serem mandados para os campos de concentração.
Em março de 1943, o Gueto foi ativado e os moradores que nao foram ao local, foram enviados para Plaszow. Em 1944, houve ordens para desativar o campo, devido à expansão do exercito russo no território polonês, e isto assinaria o atestado de óbito de todos aqueles trabalhadores da empresa do austro-húngaro (região da atual Republica Tcheca).


O empresário contratou um contador judeu chamado Itzhak Stern, que convenceu Schindler a fazer 100% da força de trabalho de sua fabrica fosse judia. Com o tempo as reservas de trabalho dessas famílias trabalhadoras foram substituídas por postos de trabalho, crescendo ainda mais os negócios.
O avanço da guerra fez Adolf Hitler lançar a campanha: solução final, mandando todos os judeus para o campo de concentração. Amon Goeth era um dos mais próximos amigos de Schindler dentro da Gestapo.
Schindler reparara no meio do filme na única coisa do filme que nao estava em preto e branco: uma garotinha loira, de olhos claros, que usava um casaco vermelho. Ate que um dia, a vê morta, sendo carregada por um carrinho de mao, em um parque de Cracovia, juntamente com outros cadáveres de judeus.


Naquela noite, o ambicioso Oskar Schindler chama Goeth e digitam os nomes de famílias que iriam ser mandadas para a Tchecoslováquia, ao invés de Auschwitz. Para cada um dos 1200 nomes a lista, haveria uma grande soma de dinheiro, para que o desvio da rota fosse bem sucedido.
Depois de algumas cenas do pós-guerra, como a morte de Amon Goth e um resumo da vida posterior do empresário, o filme termina com os judeus andando ate a cidade. As imagens em preto e branco tornam-se coloridas no presente, no tumulo de Oskar Schindler em Jerusalém (um pedido dele). O filme se encerra com cada um daqueles judeus salvos no Holocausto colocando uma pedra em sua lapide (símbolo judeu para mostrar gratidão ou agradecimentos). Os atores que interpretaram os personagens principais caminham ao lado da pessoa real interpretada, colocando suas pedras no caminho. Na cena final, Liam Neeson, o ator que interpreta nosso protagonista, coloca um par de rosas.


No ano passado, 2011, no dia 09 de junho, o redator da Lista de Schindler, Mieczyslaw (Mietek) Pemper faleceu na cidade de Augsburgo, na Alemanha.


Pessoas simbólicas sempre tem direito a participar na historia de seu pais. Oskar Schindler e sua lista conseguiu fazer parte de uma historia que envolve o mundo todo. 










Nenhum comentário:

Postar um comentário