segunda-feira, 17 de setembro de 2012

Batismo de Sangue e a Ditadura militar Brasileira





            Vocês devem estar se perguntando o porquê de estarmos postando sobre um filme em plena segunda-feira afinal de contas nós sempre postamos sobre filmes na terça e animes na quinta. Bem, temos uma boa justificativa para isso, eu garanto, esse filme foi passado na aula da professora Alessandra – que dirige o projeto do blog Monopoliodozé – e ela pediu que postássemos até o dia da prova dela uma análise sobre o filme. Então faremos o nosso melhor, espero que gostem.
            Para começar só veja o filme se tem estômago forte, ele tem algumas cenas de  tortura que são chocantes, incomodam e fazem a pessoa refletir sobre o quão baixo o ser humano foi, chegando ao ponto de torturar um semelhante sem se incomodar. O pior é que quem vê se sente baixo por já estar tão alienado neste mundo de violência, por ter achado que o que aconteceu na ditadura não foi tão ruim, houve mais mortes nas duas guerras mundiais e na guerra civil americana. Só que não é bem assim, a tortura da ditadura é brutal e fria, o número de mortes e como  aconteceram não foi algo simples e, para o Brasil, foi algo colossal.
            Há  um detalhe que poucas pessoas notaram mas que contribuiu para a caracterização do filme.  No inicio, tudo era bem colorido e utilizando cores fortes, a medida que o filme vai passando as cores vão sumindo até chegarem ao completo cinza (no ápice do sofrimento dos frades durante a tortura) e as cores vão voltando gradativamente conforme a vida deles recobra a “normalidade” dentro da prisão.



            Há uma análise do filme que eu preciso fazer com a vida real – ela simplesmente saltou da tela aos meus olhos – no momento em que o Marighella foi morto, o Brasil inteiro só falava do jogo de futebol que o Corinthians ia jogar, todos estavam completamente alienados e pareciam não se importar. Este ano, em plena semana do Mensalão, a capa da Veja foi sobre Vingança e a imagem era da novela Avenida  Brasil. Não que o povo seja tão alienado, mas é como se nos tratassem por idiotas. Tudo bem que, hoje em dia, temos liberdade de opinião e é mais fácil ter acesso às notícias do Mensalão, mas ainda existem pessoas alienadas o suficiente  e  que só falam de coisas que revistas como a Veja publicam .Essas pessoas alienadas acreditariam que não existe nada mais importante que a novela Avenida Brasil acontecendo no país.
            Outro caso que me chamou a atenção é também relacionado ao Mariguella, mais especificamente sobre como ele morreu e sobre como a morte dele foi retratada ao público. Mariguella morreu baleado em uma emboscada e nem teve a chance de se defender, a imagem mostrada ao público era a dele baleado em um carro  segurando uma arma e definido pelo jornal como o terrorista  morto em um ataque contra a policia  que resultou em tiroteio e só terminou com a morte de Mariguella. Isso mostra o quanto o povo era enganado e nem ao menos podia contestar e falar que aquilo era falso. O modo como a morte foi encenada lembra um fato famoso a morte de Vladimir Herzog que foi assassinado na cadeia onde estava preso, mas o que foi divulgado foi que ele se matou e uma única foto. Quem vê a foto e tem um pouco de conhecimento sobre o assunto sabe que seria impossível Vladimir ter se enforcado com os seus joelhos batendo no chão. Mas o povo foi tratado como idiota e mais uma vez se alguém falasse que era mentira seria preso.



            Quando, em certo momento, a policia vai atrás de Tito e o chama de padre vadio, terrorista e outros adjetivos pejorativo, isso tudo entra em contrate com quem o frade Tito realmente era, um cara romântico que cantava e tinha idéias. Achei todos esses detalhes extremamente interessantes  na composição deste filme de 2006 que retrata detalhes importantes da história brasileira durante o período da ditadura militar.
            Acho que já falamos bastante sobre o assunto, vamos ainda deixar o trailer da obra e recomendamos que ela seja vista. Quem já viu o filme, talvez, após olhar as comparações, que fizemos consiga enxergar a obra com outros olhos, além de talvez notar mais detalhes importantes.




2 comentários:

  1. Fantástico meninas!!! Ótima análise sociológica do filme! Best part
    Há uma análise do filme que eu preciso fazer com a vida real – ela simplesmente saltou da tela aos meus olhos – no momento em que o Marighella foi morto, o Brasil inteiro só falava do jogo de futebol que o Corinthians ia jogar, todos estavam completamente alienados e pareciam não se importar. Este ano, em plena semana do Mensalão, a capa da Veja foi sobre Vingança e a imagem era da novela Avenida Brasil. Não que o povo seja tão alienado, mas é como se nos tratassem por idiotas. (...)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Mas a Veja também não iria botar o Mensalão na capa todas as semanas não é?
      Mas infelizmente, o povo brasileiro é alienado sim.
      Mesmo com o escândalo do Mensalão, Dilma foi eleita e reeleita e aposto que Lula vai ser eleito em 2018 com o Petrolão e tudo o mais.
      Nada como programas sociais como o Bolsa família para resolver isso...

      Excluir