quinta-feira, 6 de setembro de 2012

Preconceito no Japão em relação com o anime Peach Girl


No Japão...
No período feudal, a pele morena era considerada cor de pessoas com status inferior, os pobres, pois trabalhavam no sol (trabalhadores rurais). Os habitantes do sul do Japão eram os mais atingidos pelo preconceito, pois é a região menos desenvolvida e mais atingida pelo sol.
A cor branca era desejada pelos nobres japoneses, que só saíam de casa com as tradicionais sombrinhas de papel. É aí que surgiu o ideal da maquiagem branca das gueixas - para demonstrar um status social que, na maioria das vezes, não possuíam.


No Anime...

Momo Adachi é uma jovem colegial que possui excesso de melanina, bronzeando-se instantaneamente na presença do sol, e, ainda por cima, fez parte da equipe de natação, o que deixou o seu tom de pele mais bronzeado. Suas características contrariam o padrão de beleza japonês: uma pele branca e leitosa. Por esta razão, Momo é assediada na rua e é difamada pelos seus colegas da escola, sendo chamada de “Playgirl”, sinônimo de tribo de garotas estereotipadas no Japão em 1996, as quais possuíam características exageradas de pele bronzeada, cabelos descoloridos, maquiagens fortes e roupas colegiais; atribuídas à vulgaridade.





Nenhum comentário:

Postar um comentário