sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Batismo de Sangue



Este trabalho tem como enfoque apresentar aos alunos do Ensino Médio uma proposta de análise do filme ‘Batismo de Sangue’, do diretor Helvécio Ratton. O filme aborda elementos significativos como: a repressão e tortura na ditadura militar, a resistência através de uma organização clandestina e o apoio, a esta, de membros da Igreja Católica. Elementos estes, essenciais, para uma análise daquele período conturbado. Propomos uma discussão à respeito deste período da História do Brasil, onde alguns membros de uma ala da igreja – os frades dominicanos, deram apoio à ALN (Ação Libertadora Nacional), uma organização clandestina que se rebelava contra os militares através da guerrilha urbana, que tinha como líder Carlos Marighella. De maneira geral, as igrejas cristãs propõem aos fiéis um respeito às autoridades, às hierarquias político-sociais, mas o filme vem nos mostrar que houve certa desobediência, por parte de um grupo de frades dominicanos. Com o golpe militar, em 1964, a instauração de um regime autoritário trouxe consigo as marcas do desrespeito aos direitos civis, políticos e sociais. Somente a partir da década de 1970 é que a igreja passa a denunciar o autoritarismo.
“Durante a XI Assembléia Geral da CNBB, em maio de 1970, foi produzido um documento que denunciava os abusos do regime militar contra os direitos humanos e sociais: Não podemos admitir as lamentáveis manifestações de violência, traduzidas na forma de assaltos, seqüestros, mortes ou quaisquer outras modalidades de terror. Pensamos no exercício da justiça, que, sinceramente, cremos estar sendo violentado, com freqüência, por processos levados morosa e precariamente, por detenções efetuadas em base a suspeitas ou acusações precipitadas, por inquéritos instaurados e levados adiante por vários meses, em regime de incomunicabilidade das pessoas e em carência, não raro, do fundamental direito de defesa”.
O documento é uma forte denúncia sobre o autoritarismo absoluto. Os episódios que se seguiram ao AI-5 foram decisivos para uma atuação mais crítica da Igreja. Durante a apresentação do filme serão levantadas questões e problematizações que terão como intuito abranger o conhecimento histórico social de um fato marcante e polêmico na História do Brasil. Mas que também abrangerá discussões a respeito de análises técnicas do elemento audiovisual como fonte histórica e não simplesmente um entretenimento.

Bibliografia: http://estantedehistoria.wordpress.com/2011/08/13/batismo-de-sangue-um-olhar-historico-atraves-da-perspectiva-cinematografica/

Nenhum comentário:

Postar um comentário