segunda-feira, 22 de outubro de 2012

Visão política: Direita ou Esquerda?

Em diversas situações do cotidiano ou de nossa vida escolar, nos deparamos com os seguintes questionamentos: o que é a direita política? E a esquerda? De onde surgiram essas ideologias? Qual a minha visão a respeito disso? Pois bem, por meio deste post tentaremos esclarecer as 'propostas' de cada um dos lados (na sociedade atual), que até hoje são um tanto quanto incertas.



O conceito de direita/esquerda política surgiram na França, mais específicamente durante a Revolução Francesa, na qual os membros do Terceiro Estado que desejavam alterações de governo mais radicais se sentavam à esquerda da assembleia, enquanto que os mais conservadores localizavam-se à direita.

Por estar subodinado diretamente ao modelo de sociedade vigente, o conceito de 'direita' e 'esquerda' política é altamente mutável. Não existe ao certo fatores que categorizem ao certo tais ideologias - tendo, no entanto, algumas diferenças claras entre ambos os lados, tais como:

Na esquerda política, fatores como o otimismo antropológico (o homem nasce naturalmente bom, a sociedade o corrompe), coletivismo através da igualdade e o intervencionismo do Estado são mais frequentes, além de uma visão na qual a história está subordinada aos aspectos econômicos de cada sociedade.



Já na direita política, quesitos como o pessimismo antropológico (para as doutrinas religiosas, o homem é considerado um ser bom corrompido pelo pecado original), classes sociais bem definidas (não necessariamente estamental), incentivo ao livre-mercado, às propriedades privadas e ao acúmulo de capital (podendo ele ser por meio de especulações) são mais constantes, havendo uma visão na qual a história é determinada pela cultura. Doutrinas religiosas conservadoras costumam a adotar o direitismo também.



Não sendo o suficiente para definir a posição política de alguém, ainda há os conceitos de autoritarismo e libertarianismo. A política libertária diz respeito à diminuição da influência do Estado como uma instituição, além da liberdade individual e do incentivo à iniciativa privada. Do outro lado, os autoritários veem que que o Estado deve ter grande poder sobre a economia e muitas vezes à liberdade de cada indivíduo.

Mesmo assim não conseguiu decidir adotar um lado? Tente então fazer alguns dos seguintes testes, que o ajudarão a esclarecer a respeito de sua visão política:

http://www.politicalcompass.org/test (em inglês)
http://www.diagramadenolan.com.br/?locale=pt
http://veja.abril.com.br/eleicoes/politicometro/

Como afirmado anteriormente, não há precisão científica em tais conceitos, uma vez que o estudo da sociedade é sempre muito subjetivo. Os testes servem não como uma sentença, mas como uma ajuda.


O resultado acima foi obtido pelo autor do post no 'Political Compass'. O site disponibiliza um gráfico com os principais líderes da atualidade e suas respectivas visões, permitindo uma 'comparação'.

Clique AQUI para ampliar o gráfico acima





Caso achem interessante e queiram compartilhar, postem seus resultados nos comentários.

Nenhum comentário:

Postar um comentário