terça-feira, 16 de outubro de 2012

Memória


 A memória é a habilidade de registrar e armazenar as informações através da interação entre o corpo e mundo nos cerca. A memória e o aprendizado estão intimamente relacionados, uma vez que o aprendizado é a aquisição de conhecimentos e a memória é o resgate desses conhecimentos em outros momentos.
Para que haja memorização, o processo de consolidação das informações passa por três estágios. Tais são:

• Codificação: processa a nova a informação a ser armazenada e subdivide-se em aquisição (registra informações em arquivos sensoriais) e consolidação (cria representação através do tempo);

• Armazenamento: cria e mantém um registro permanente da informação já codificada;

• Evocação utiliza a informação armazenada para criar uma representação consciente ou executar um comportamento aprendido.

      A memorização depende de vários fatores, entre eles o humor e emoção podem alterar o processamento das informações. Nossos sistemas de memória podem estar funcionando adequadamente, porém se estivermos em estado de tensão ou estresse, teremos dificuldades receber, registrar e processar uma informação.
       Em neurociência, a memória relaciona principalmente as áreas cerebrais do amígdala, hipocampo e córtex frontal.

Segundo o nível de consciência, a memória pode ser classificada em Assertiva ou Explícita (processo consciente, memória “cognitiva”) ou em Implícita ou não-assertiva (processos inconscientes, estímulos subliminares, podem gerar respostas emocionais).

       O esquecimento é decorrente da falta de uso das informações armazenadas no cérebro, interferência de novos aprendizados, assim também como fatores biologicos como cansaço, doença, envelhecimento; fatores psicológicos como a desatenção e fatores emocionais


A memória pode ser classificada de acordo com a função, conteúdo, tempo de retenção, tipo de informação e nível de consciência. Tais são:

• Memória de trabalho: tem pouca duração, é imediata, como exemplo guardar um numero de telefone.

• Memória declarativa: registra fatos. Tais fatos podem ser episódicos (eventos assistidos) ou semânticos (conhecimentos gerais).

• Memória processual: executa procedimentos e habilidades. Por exemplo dirigir, andar de bicicleta.

• Memória sensorial: dura entre 0,2 a 0,5 milésimos de segundo.

• Memória a curto prazo: dura entre 20 a 30 segundos.

• Memória a longo prazo: informação resistente. Depende de fatores como interesse, atenção, repetição. Qualquer informação pode ir para memória de longo prazo.

       As informações podem ser visuais, verbais ou motoras. É preciso avaliação constante de nossas práticas a fim de verificar a melhor forma usada para o aprendizado dos alunos.
Segundo o nível de consciência, a memória pode ser classificada em Assertiva ou Explícita (processo consciente, memória “cognitiva”) ou em Implícita ou não-assertiva (processos inconscientes, estímulos subliminares, podem gerar respostas emocionais).

       O esquecimento é decorrente da falta de uso das informações armazenadas no cérebro, interferência de novos aprendizados, assim também como fatores biologicos como cansaço, doença, envelhecimento; fatores psicológicos como a desatenção e fatores emocionais.

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