terça-feira, 16 de outubro de 2012

Star Wars: Projeto de Ronald Reagan ou Obra-prima de George Lucas?



A serie composta por seis filmes entre 1977 e 2005, escrita por George Lucas é um fenômeno mundial por varias gerações. A engraçada sequencia de filmes lançados nas bilheterias (IV, V, VI, I, II e III) foi logo justificada e teve realmente uma volta financeira muito positiva (4,41 bilhões de dólares, sendo a terceira serie cinematográfica mais bem sucedida de todos os tempos).
Ordem de lançamento dos filmes, resumo e poster:

25/05/1977 – Star Wars Episode IV: A New Hope (Guerra nas Estrelas Episodio IV: Uma Nova Esperança) 




 “A secular e democrática Republica Galáctica foi derrubada pela ascensão ao poder do despótico Palpatine, um Sith que se proclamou Imperador. Após o extermínio dos Cavaleiros Jedi, o temível Lorde Sombrio de Sith, Darth Vader comanda a esquadra imperial na caçar aos rebeldes que tentam enfrentar o Império e restaurar a Republica. É nesse cenário que o jovem fazendeiro Luke Skywalker (Mark Hamill), o mercenário Han Solo (Harrison Ford – o famoso Indiana Jones), a Princesa Leia Organa (Carrie Fischer) e o Jedi eremita Obi-Wan (Ben) Kenobi (Sir Alec Guiness) tornam-se os personagens decisivos que levarão as Forças Rebeldes a sua primeira grande vitoria contra os opressores – a destruição da estação espacial Estrela da Morte, a mais poderosa arma do Império, capaz de destruir um planeta inteiro.”

21/05/1980 – Star Wars Episode V: The Empire Strikes Back (Star Wars Episodio V: O Império Contra-Ataca)



A trama mais sombria mostra, já no inicio, os rebeldes sofrendo uma terrível derrota –a descoberta e a destruição, em um massivo ataque do Império, de sua base oculta no planeta gelado Hoth. A bordo do Millenium Falcon, Han Solo, Leia, Chewbacca e os androides C-3PO e R2-D2 fogem e são perseguidos de perto por Darth Vader e a Frota Imperial, ate chegarem a um refugio aparentemente seguro na Cidade das Nuvens, comandada pelo velho amigo de Han, Lando Calrissian (Billy Dee Williams). Tendo seguindo um caminho separado, Luke vai ate o planeta Dagobah para encontrar o pequeno Mestre Yoda, que começa a treina-lo para tornar-se um Cavaleiro Jedi. Luke prevê que seus amigos estarão em perigo na Cidade das Nuvens, e contrariando os conselhos de Yoda e do espectro de Obi-Wan (Ben) Kenobi, parte sozinho para salva-los. La chegando, ele encontra Vader, que usara seus amigos como isca para atraí-lo ao lado sombrio. O duelo de sabres de luz entre os dois, travado nas entranhas Cidade das Nuvens e que culmina com Vader revelando a Luke que é seu pai. 


25/05/1983 – Star Wars Episode VI: Return of Jedi (Star Wars Episodio VI: Retorno do Jedi)


O filme começa com R2-D2, C-3PO, Luke e Leia resgatando Han Solo das garras de Jabba The Hutt. Após um combate que inclui Leia em um antológico biquíni de escrava e a aparente morte de Boba Fett, os heróis retornam para a Frota Rebelde, que se prepara para atacar a nova Estrela da Morte que esta sendo construída pelo Império em orbita da lua florestal Endor. Luke volta a Dagobah onde Yoda, antes de morrer, lhe revela que Leia é sua irmã. Em missão de reconhecimento, Luke, Han e Leia chegam a Endor e encontram os Ewoks (que bem que lembram minha cachorrinha), raça de pequenos ursos inteligentes que irá juntar-se a batalha contra o Império. Vader, a bordo da Estrela da Morte, recebe o Imperador Palpatine, que viera inspecionar o final da construção da estação espacial. Sabendo que seu destino é enfrentar o Imperador e resgatar seu pai do lado sombrio, Luke se entrega a Vader e vai para a Estrela da Morte. As Forças Imperiais atraem a Frota Rebelde para uma armadinha, enquanto Luke inicia seu duelo final contra Vader e Palpatine.


19/05/1999 – Star Wars Episode I: The Phantom Menace (Episodio I: A Ameaça Fantasma)




Os Cavaleiros Jedi, uma casta de guerreiros que utiliza o poder místico conhecido como a força, são os protetores da República Galáctica. O mestre Jedi Qui-Gon Jinn e seu padawan (aprendiz) Obi-Wan Kenobi são enviados ao planeta Naboo, a fim de impedir diplomaticamente uma invasão da Federação Comercial. Incapazes de resolver o conflito pacificamente, a dupla Jedi entra em ação e consegue salvar a jovem rainha Amidala e se une ao alienígena da raça Gungan chamado Jar Jar Binks. Um perigoso Lorde Sombrio dos Sith, Darth Maul, é enviado por seu misterioso mestre, Darth Sidious para capturar a rainha. É durante a fuga que eles fazem uma parada no planeta Tatooine, onde o jovem Anakin Skywalker, então com 9 anos, e sua mãe vivem como escravos. Enquanto sua nave é consertada, Qui-Gon Jinn percebe que Anakin possui habilidades especiais e demonstra interesse em treina-lo. Porem, antes de tornar-se tutor, ele precisa pedir autorização do Conselho Jedi, comandado pelos mestres Yoda e Mace Windu. A fim de conquistar a liberdade, Anakin participa de uma corrida de ‘pod racers’, patrocinada pelo chefão local, Jabba The Hutt. A próxima parada é o planeta-cidade Coruscant, centro político e social da República, que abriga o Senado prestes a ser liderado pelo Chanceler Palpatine, e o lendário Conselho Jedi. Qui-Gon Jinn acredita que Anakin pode se tornar um poderoso aliado no futuro. Porem, quando o menino é apresentado a Yoda, este pressente que há algo errado com ele. Apesar de negar o pedido de Qui-Gon Jinn para treinar Anakin, o Conselho concorda em enviar ajuda a Naboo, onde ocorrera o confronto final entre os Jedi, a Federação e Darth Maul.



16/05/2002 – Star Wars Episode II: Attack of Clones (Ataque dos Clones)






“Dez anos depois dos acontecimentos narrados no longa anterior, Padme Amidala nao é mais a Rainha do planeta Naboo, mas sim Senadora da República. Após um atentado fracassado contra a sua vida, o agora mestre Jedi Obi-Wan Kenobi e seu aprendiz Anakin Skywalker são destacados para protegê-la. Logo ocorre um novo atentado a cargo da assassina Zam, contratada pelo caçador de recompensas Jango Fett. Após uma alucinante caçada pelos céus de Coruscant, Kenobi e Anakin capturam Zam, mas antes que ela fale alguma coisa Fett, a distancia, a mata. Amidala retorna a Naboo acompanhada por Anakin, e la iniciam um romance proibido, já que os Jedi nao podem ter relacionamentos amorosos. As investigações de Kenobi o levam ao distante planeta Kamino, onde milhares de clones de Jango Fett estão sendo criados e treinados para formar um grande exercito da República. Anakin tem um pesadelo com a sua mãe e decide retornar ao seu planeta natal, Tatooine. La, contudo, ocorre uma tragédia que o levara mais para perto do Lado sombrio da Força. Após escapar de um feroz ataque de Jango Fett e de seu filho, Boba, Kenobi chega ao planeta Geonosis, onde descobre uma conspiração que busca separar da República vários sistemas estrelares, liderada pelo ex-Jedi Conde Dookan, tendo a Federação do Comercio como aliada. Kenobi é aprisionado, nao sem antes mandar uma mensagem para Anakin e o Conselho Jedi. Anakin, Amidala e os androides R2-D2 e C-3PO vão resgatar Kenobi, porem tambem são aprisionados por Dookan. Condenados a morte, os três humanos são colocados em uma gigantesca arena, onde para a diversão dos geonosianos, deverão ser devorados por feras monstruosas. Quando tudo parece perdido, centenas de Jedi liderados por Mace Windu surgem para salva-los. Inicia-se um feroz combate contra os geonosianos e os androides da Federação,e no momento em que a balança começa a pender para os vilões chegam naves carregadas com o exercito de clones, comandado pelo baixinho (mas poderoso) Yoda. Inicia a Guerra dos Clones, que no entanto nao se compara ao antológico duelo de sabres de luz entre Yoda e Dookan. Ao final, vemos Anakin e Amidala casando-se em segredo em Naboo”.











19/05/2005 – Star Wars Episode III: Revenge Of the Sith (A Vingança dos Sith)




A Guerra dos Clones chega ao seu momento decisivo, e as desconfianças entre o Conselho Jedi e o Chanceler Palpatine se intensificam. Anakin Skywalker está dividido sobre quem merece a sua lealdade – os Jedi ou Palpatine, que a ele revela ser o Lorde Sith Darth Sidious. Padmé diz a Anakin que está grávida, e ele pressente que ela morrerá no parto. Na esperança de salvá-la com os poderes do Lado sombrio Anakin torna o discípulo de Sidious conhecido como Darth Vader. Os Sith colocam em ação um plano para exterminar todos os Jedi, a fim de que a democrática República seja transformada no Império Galáctico, sob o comando de Palpatine. Anakin e Obi-Wan Kenobi se enfrentam, em um duelo de sabres de luz que irá decidir o destino da galáxia. O filme trata essencialmente da destruição dos Cavaleiros Jedi e da democrática República, e a transformação de Anakin Skywalker no mais célebre vilão da ficção científica.


Bom, esta foi a ficção cientifica feita por George Lucas, mas com o sucesso de bilheteria na década de 80, uma iniciativa de defesa estratégica, proposta pelo presidente dos EUA, Ronald Reagan, em 1983, foi apelidado de Star Wars. Era um sistema baseado em satélites para proteger a nação dos mísseis balísticos intercontinentais soviéticos. A ideia era usar raios laser para abater, no espaço, os mísseis nucleares disparados pela URSS. O presidente Yuri Andropov sabia que, se o sistema fosse implementado com sucesso, os EUA poderiam lançar mísseis sem medo de uma retaliação da nação eslava. O projeto foi abandonado em 1993, incentivou os russos a gastar fortunas para gastar seu próprio sistema antimísseis, acelerando o colapso econômico soviético e o fim da Guerra Fria.


Outra coisa que achei bem interessante enquanto fazia as pesquisas pra este post, foi a tese de um estudante da faculdade de Historia, na USP, chamado Danilo Jose Figueiredo, que deu o nome do seu trabalho para: Darth Vader: A realidade e a fe em Star Wars. Aqui ta o link pra quem quiser!


http://www.klepsidra.net/klepsidra12/darthvader.html


Fontes: http://scoretracknews.wordpress.com/2011/10/01/resenha-star-wars-a-saga-completa-blu-ray/

http://guiadoestudante.abril.com.br/estudar/historia/iniciativa-defesa-estrategica-guerra-estrelas-434819.shtml?utm_source=redesabril_jovem&utm_medium=facebook&utm_campaign=redesabril_avhistoria&

Nenhum comentário:

Postar um comentário