sexta-feira, 17 de agosto de 2012

Tapando o sol com a peneira!




O sistema de cotas é um assunto muito polemico quando discutido. A cota é um sistema que foi criado para tentar remendar um erro cometido no passado de uma forma eficaz e rápida. Como se já não houvesse discussões sobre o assunto, na última terça-feira, 07 de Agosto, o Senado aprovou o projeto de Lei que prevê que 50% das vagas em universidade federais sejam reservadas para estudantes de escolas publicas. Tal notícia gerou muita polêmica em redes sociais, principalmente por alunos de escolas particulares por se sentirem “injustiçados”. A presidente Dilma ainda precisa aprovar esse projeto e depois disso as escolas federais terão quatro anos para se reajustarem. Nesse meio tempo os estudantes brasileiros estão fazendo de tudo para serem notados e para que uma mudança, necessária, aconteça na educação brasileira em geral.
Um grupo de estudantes, alguns do Colégio Universitas, ficaram conhecidos como os “novos caras-pintadas” por tentarem mobilizar a cidade em busca de mudanças na educação no país usando o Facebook.

“Basta o comprometimento de todos os jovens que desaprovam tanto a nova cota como o ensino que vem sido empurrado pela barriga por muito tempo em nosso país e conseguiremos chamar a atenção para uma causa muito importante e muitas vezes ignorada pelo governo. O que tem que ser feito é diferente de "tampar o sol com a peneira" e solucionar o problema gerando outros problemas. O jeito é investir em educação de qualidade e promover uma competição justa entre jovens das diferentes classes sociais/raciais. Já passou da hora de dar um jeito na educação do Brasil!!!! Vamos fazer a nossa parte” diz Amanda Camargo, aluna do ensino médio e integrante desse grupo.



E não parou por aí, um grande evento foi criado, também no Facebook, em forma de protesto. Passeatas com o objetivos de mobilizar a sociedade estão sendo organizadas para acontecer no dia 6 de Setembro em várias partes do país. 
“Somos um movimento de estudantes que visa, antes de mais nada, restaurar o ‘espírito estudantil’, que foi perdido ao longo dos últimos vinte anos, e mostrar ao governo que ‘estamos vivos, e não estamos satisfeitos com o que está acontecendo no Brasil’.” 






Postado por: Só sei que nada sei




Nenhum comentário:

Postar um comentário