quarta-feira, 15 de agosto de 2012

Otome Youkai Zakuro e a Ocidentalização do Japão



Bem esse é o primeiro  post do grupo Information Kingdom, então acho justo que antes que comecemos a falar sobre o anime em questão, expliquemos como funciona o nosso grupo e qual a nossa proposta. Afinal o nosso tema parece fugir um pouco do padrão.
            O nosso grupo irá se focar em mostrar que animes e filmes podem sim ter ligações com fatos reais e muitas vezes estudados nos colégios ou faculdades. Muitos estudantes, principalmente adolescentes, têm dificuldade em matérias da área de humanas. Acreditamos que se estes jovens que têm dificuldade conseguissem ver a ligação entre a matéria e filmes/animes as coisas seriam mais simples e o ato de estudar mais fácil e prazeroso.
            Por diversos motivos, alguns até mesmo pessoais, o grupo decidiu que o primeiro anime deveria ser Otome Youkai Zakuro. Um anime do gênero Shojo (um termo usado para se referir a animes e mangas para garotas, mas que podem ser apreciados também por garotos de qualquer faixa etária).Contém apenas 13 episódios de 30 minutos cada e com gráficos muito bem feitos.
            A história se passa no Japão. Na história, humanos e youkais (espíritos ou demônios podendo ser bons ou maus) coexistem juntos. Mas a harmonia que durava anos começa a ser ameaçada quando os japoneses adotam o calendário ocidental e começam a querer se “modernizar” e ir atrás de progresso, ignorando algumas tradições.



            Graças aos conflitos entre humanos e youkais, o governo decide criar o Ministério de Assuntos Espirituais  visando rstaurar  a antiga harmonia. Para participar deste ministério, são chamadas as 4 meio-youkais (meio humanas e meio youkais) Zakuro, Susukihotaru e as gêmeas Hodaki e Bondori. Do lado dos humanos são chamados apenas três para formar grupos com as garotas, Agemaki que é parceiro de Zakuro, Riken que é parceiro de Susukihotaru e Ganryuu ficam com as gêmeas.
            A falta de harmonia entre os youkai e humanos é uma representação sobre como, em partes, ocorreu o processo de ocidentalização. Os Estados Unidos lançam o plano Marshell, mas que no Japão foi uma imposição que nada teve a ver com a teoria apresentada. Toda a cultura americana – e não só a parte boa, mas toda a porcaria desnecessária – foi enfiada goela abaixo no país. Até o calendário foi alterado, a reação dos youkais no anime é para representar que nem todos os japoneses ficaram felizes com isso. Alguns se rebelaram, alguns não ficaram satisfeitos com o que estava acontecendo.
            Zakuro é uma meio-youkais (meio-espirito ou hanyou) protagonista, tanto que o titulo do anime leva o seu nome. Ela representa de uma forma um tanto quanto cômica os mais conservadores japoneses que se recusam a aceitar a presença ocidental. Todas as 4 garotas ainda usam os típicos kimonos japoneses como forma de respeito a sua cultura. Zakuro leva tudo a outro patamar, ela não gosta de carros, não gosta das festas, das roupas, da comida e do novo calendário. Ela se recusa a usar garfo e faca, ela diz que o leite tem um gosto horrível e toma chá todas as manhãs e não tem vergonha de suas orelhas peculiares. (Orelhas que lembram muito as de gatos). Zakuro acredita que o Japão não deve ceder tão facilmente às mudanças que o ocidente impõe e que as tradições devem ser mantidas.
            Logo nos primeiros episódios, é perfeitamente caracterizado o contexto da história. O  preconceito que existe nos humanos sobre os youkais e principalmente os meio-youkais é visível. As garotas mal podem sair na rua sem receberem olhares feios, cochichos e serem tratadas como se fossem uma vergonha. Como se o fato de serem mestiças fosse errado. Esse lado poderia ser tratado como que para mostrar que no Japão quase não houve a miscigenação entre raças que aconteceu no Brasil, e que quando acontecia não era bem vista.
            Houve um momento logo no início da trama em que a cultura se pôs contra os interesses das idéias da ocidentalização. Um homem tinha muito dinheiro e queria construir uma indústria em um local, mas um youkai estava atrapalhando a construção destruindo coisas e assustando os trabalhadores. O Ministério de Assuntos Espirituais foi chamado para resolver o problema. O Youkai que estava atrapalhando a construção tinha tido seu templo destruído e as novas luzes e postes enfraqueciam o youkai. O homem que estava construindo não queria saber o motivo do youkai, ele queria que o mesmo fosse morto, destruído ou aniquilado. As meio-youkais e o homem entram em conflito de interesses. Um general do governo teve que intervir  para a alegria de todos.



            A ideologia de que as mulheres são inferiores é mostrada no modo  como as mulheres meio-youkais eram tratadas. Na história, todas são separadas das mães, presas em porões, tratadas como escravas e sem liberdade. As únicas que fugiram disso foram as 4 protagonistas e as irmãs Byakuroku e Daidai – sendo que as duas últimas só sobreviveram porque a primeira tem poderes espirituais fortes e semelhantes aos de Zakuro – todas as outras tinham um destino horrível pela frente.
            Existem aspectos simbólicos na história também, as garotas usam flores de cerejeira (Sakura) para aumentar seus poderes cantando músicas com as mesmas. A flor de cerejeira tem como significado: beleza feminina e simboliza o amor, a felicidade, a renovação, a esperança e como a cerejeira fica pouco tempo florida ela também simboliza a fragilidade da vida. Um simbolismo forte e que se enquadra em muitos detalhes com a trama.
            A história mostra a infância triste que cada uma das garotas teve, o modo como foram deixadas sozinhas ou discriminadas por algum motivo. Zakuro foi a que teve por mais tempo uma manhã, as gêmeas foram caçadas por um senhor e viveram boa parte da vida na floresta e Susukihotaru sofreu muito preconceito e teve que crescer sozinha até se juntar ao grupo. As órfãs criadas sozinhas e com uma infância triste podem ser tratadas como as órfãs da  2ª Guerra Mundial. Afinal a ocidentalização, do Japão foi mais ou menos neste período.
            As imagens das lutas foram muito bem feitas, eram emocionantes mas não chegavam a ser violentas uma vez que é um anime para garotas. A música de fundo de toda a história é muito bonita. O romance principal tem boa parte da parte cômica da história, além de ser o mais complicado. Zakuro é cabeça dura e considera Agemaki fraco por ter medo de espíritos, mas com o decorrer da trama acaba se apaixonando. Porém, o casal que merece todos os créditos quanto a ser o mais fofo e proporcionar os momentos mais romântico é de Susukihotaru e Riken. A timidez deles e os momentos em que estão juntos são encantadores.




            Os pais de Agemaki pertencem a uma família rica que está recebendo dinheiro do governo que os auxilia a formar uma empresa forte. Isso aconteceu realmente, os famosos Zaibatsus que eram as empresas com nomes de famílias que existem até hoje como Honda, Mitsubishi e Hyundai.
            O final do anime é bastante simbólico, os segredos sobre o passado de Zakuro e de onde vêm seus poderes são desvendados e ela e seus amigos do Ministérios de Assuntos Espirituais tem que enfrentar um inimigo. O governo depois tenta fechar esse departamento, mas felizmente o grupo consegue prevalecer. A parte simbólica é que mesmo o Japão tendo sido ocidentalizado em muitas partes, ele aprendeu com a diversidade e hoje a mídia japonesa orientaliza o mundo. Vários aspectos da cultura japonesa existem hoje em várias partes do mundo como os animes e mangas, a comida, os haikais, o desenho com contorno que fez a diferença na infância de varias gerações (Digimon, Ben 10, Speed Racer), os cosplay e as indústrias.
            Para completar, terminaremos o post com um vídeo com a música tema do anime  com   cenas muito interessantes. Espero que tenhamos ajudado aqueles que estão estudando sobre esse assunto e aqueles que já viram o anime consigam vê-lo com outros olhos.



http://www.youtube.com/watch?v=lAWn8tvraI8&fb_source=message

Um comentário:

  1. Ameeei! Adoooro esse anime mesmo eli sendo pouko conhecido!!!! N curto muito geografia e história, mas acho k s eu pensar no anime vou me dar melhor. Valeeeeu! Monopolio do Zé, vocês arrasam!

    ResponderExcluir