quinta-feira, 23 de agosto de 2012

Semelhanças entre Death Note e Nazismo




Olá, visitantes, sejam bem vindos! Esclarecerei relações entre o anime Death Note e os ideais nazistas.
Primeiramente, busquei na internet sinapses para que eu fizesse um resumo da história de Death Note, para quem não assitiu ou não leu. Lá vai:
O Death Note é um caderno no qual os Shinigamis (deuses da morte) anotam os nomes e assim, causam a morte dos humanos, e um shinigami chamado Ryuk conta que ele tinha deixado cair o caderno na Terra porque estava entediado. A história centra-se em Light Yagami, um estudante que descobre tal caderno sobrenatural, que pode matar pessoas se os nomes forem escritos nele enquanto o portador visualizar mentalmente o rosto de alguém que quer assassinar. E ele passa a utilizá-lo para salvar o mundo dos seres de má índole, matando-os.
A partir daí Light tenta eliminar todos os criminosos e criar um mundo onde não exista o mal, e por fim, tornar-se o "deus do novo mundo". Mais tarde, o número de mortes inexplicáveis dos criminosos chama a atenção do FBI e de um famoso detetive particular conhecido como "L", que deduz rapidamente que o assassino em série — apelidado pelo público como "Kira"
estava no Japão. Também percebe que Kira poderia matar pessoas sem a necessidade de colocar um dedo nelas. Light descobre que L será um de seus maiores rivais, e começará um jogo psicológico entre eles.
LEIAM (ou assistam), vale a pena, para saber como essa historia se desenrola!
E agora, ditarei alguns ideais nazistas (que busquei na internet) :
A essência do nazismo está no totalitarismo, especificamente na noção de controle totalitário, ou seja, na ideia de que o Estado, e em última instância o chefe-de-Estado deveria controlar tudo e todos. Para isso a homogeneização da sociedade é fundamental. As formas de controle social em regimes totalitários geralmente envolvem o uso e exacerbação do medo a um grau extremo.
Para controlar tudo e todos, o nazismo instigava e exacerbava ao extremo o nacionalista, geralmente associado às rivalidades com outros países suposta ou realmente ameaçadores. A ideia de um inimigo externo extremamente poderoso é funcional unir a sociedade contra o "inimigo comum".
Entretanto, era necessário mais do que apenas o medo de um inimigo externo para conseguir atingir o ultra-nacionalismo e o totalitarismo. Para isso era funcional criar "inimigos" internos, sorrateiros, subterrâneos, conspiratórios. Este papel de inimigo sorrateiro é destinado ao comunismo e aos comunistas como um todo na ideologia fascismo. O Nazismo acrescenta ao rol de "inimigos", em que já estava o comunismo, minorias étnico-religiosas como "inimigas": os judeus em um primeiro momento, depois ciganos e povos eslavos (já durante a II Guerra Mundial). A partir disto é que se torna central o segundo pilar do nazismo, a ideologia da superioridade racial ariana.

Pontos em comum:
-Totalitarismo: o chefe de Estado deveria controlar todo e todos. Light Yagami tinha a intenção de torna-se o “deus do novo mundo”
-Homogenização da sociedade causando incontáveis mortes.
-Formas de controle: usam o medo, ambos tem o ‘poder’ de tirar vidas.
-Unir a sociedade contra o inimigo comum. Em Death Note, claramente, as pessoas não aprovavam a pena de morte sem o julgamento correto, mas os criminosos seriam os tais inimigos.
-Eliminar quem é contra respectivo ideal. 




3 comentários:

  1. ESCLARECENDO CORREÇÕES À SEREM FEITAS...
    -Light??? vocês estão pegando isto achando que vem do inglês, o nome da personagem é Raito Yagami, que acaba possuindo o caderno, pois o Shinigami RYUUKU havia deixado cair o caderno...
    -Se essa associação fosse verdadeira, eles não colocariam o L(sendo pronunciado da língua japonesa "ero" lembrando a palavra inglesa "Hero" traduzida para português "Herói". E Kira como Raito era chamado vem do inglês "Killer") sendo inimigo de alguém que mata quem é indigno de viver pois acabam tirando uma vida, acabam roubando... cometendo atos que são contra a lei... E não passa de uma contradição com as leis do Japão que é legalizado a pena de morte por atos de má índole.

    Quem postou isto precisa estudar mais para fazer uma colocação como esta...

    ResponderExcluir
  2. Aliás acredito sim que seja um anime muito interessante, acredito também que seja o melhor anime que existe... É muito inteligente, bem bolado, divertido, e bem forte em certos momentos... mas tomem cuidado com as relações que vocês pretendem fazer com qualquer coisa... Obrigado (É O MESMO DO COMENTÁRIO ANTERIOR)

    ResponderExcluir
  3. Arrasou! Amo DN pra caralho! Um amigo meu me indicou o post e eu curti bastante, DN é tipo rock'n roll!

    ResponderExcluir