terça-feira, 6 de novembro de 2012

Shaman King e os ideais do Nazismo




Tudo bem... tudo bem eu sei que hoje não era dia de se postar um anime. Vocês devem estar se perguntando o porquê dessa troca pela segunda semana consecutiva. Quem fala aqui é a Mariana Dagaz – que cuida da parte de animes e deveria postar só nesta quinta-feira – mas a Luizi que postaria sobre algum filme hoje está enrolada editando o nosso trabalho de vídeo então eu vim adiantar o meu post para dar uma força para ela.
Não queríamos abandoná-los, afinal nos mantivemos firmes e fortes postando toda semana haja simulado, Enem ou provas desde que o blog foi fundado. Deixá-los na mão na reta final seria muito triste. Como podem ver a troca foi feita com a melhor das intenções então espero que aproveitem as comparações que faremos.
Shaman King é uma série de anime de 2001 que marcou a infância de muitos dos atuais adolescentes – a minha infância foi uma das marcas – por ser dinâmica, ter ação e poucos episódios. A história tem como protagonista Yoh Asakura é um jovem desligado da vida, mas que possui poderes inimagináveis: ele consegue ver e falar com espíritos, ele consegue incorporar almas e usar as habilidades especiais do espírito e muito mais. Ele consegue fazer isso por ser uma xamã, uma pessoa que se conecta com o mundo dos vivos e dos mortos.



Os xamãs são uma linhagem antiga de pessoas que conseguem conectar-se aos dois mundos. Não é necessariamente hereditário, mas eles veem mais e sabem de mais coisas que os humanos normais. A cada 500 anos existe um duelo para decidir quem será o rei xamã e conseqüentemente essa pessoa irá decidir o  futuro de todo o mundo.
Tudo bem vocês devem estar me achando completamente louca e não entendo o porquê de eu querer comparar esse anime com o nazismo. No geral, os meus outros post  deixavam um tanto óbvio algumas comparações, nesse não é tão simples mas espero conseguir transmitir o meu raciocínio.
Vamos começar explicando os 3 principais pontos do nazismo que o diferenciam dos outros regimes totalitários do período entre guerras e talvez algumas pessoas já consigam fazer as ligações. Mas não se preocupem quem não conseguir visualizar tudo no início eu ainda irei me aprofundar no assunto.

·        O Anti-semitismo: Os judeus eram um povo, não importava as fronteiras fixas de países eles são unidos por algum muito forte. Para existir um regime totalitário todos deviam ver a Alemanha como a melhor, os judeus estarem ali iria contra os ideais do Hitler. Os Judeus têm a cultura de não gastar, preservar o dinheiro e por isso mesmo com a crise na Alemanha eles se mantinham ricos e bem. Isso foi usado para espalhar o ódio contra eles.
·        Arianismo: A raça ariana é a pura e a superior, o mundo deve ser purificado começando pela Alemanha. Os judeus são uma raça pura, mas corrompida que deve ser eliminada.
·        O Espaço Vital: Conquistar terras, expansão territorial. Começando pela  área perdida no tratado de Versalhes.

Acho que já está na hora de eu explicar o que realmente liga este fato histórico com o anime. Um único personagem faz toda diferença e une os dois, o nome do personagem é Hao Asakura e sim ele tem o mesmo sobrenome do protagonista.
Hao Asakura participou da batalha para se tornar o rei xamã de 500 anos atrás e perdeu, ele reencarnou agora e sua alma foi divida entre os gêmeos Hao e Yoh. Hao foi criado pelo espírito do fogo (seu espírito guardião de 500 anos atrás) e Yoh pelos pais. O antagonista acredita que o mundo está sujo e impuro e precisa ser limpo, que os únicos que têm direito a andar pela terra são os xamãs.
Já podemos ver algumas coisas ai para compararmos. Hitler direcionou a sua fúria para os povos impuros, judeus, e Hao para a raça impura dos humanos sem poder espiritual. Ele consegue convencer um bom grupo de xamãs em seus ideais, esse grupo começa a segui-lo e lutar por ele.






Em determinado momento Hao diz uma frase que foi como uma luz na minha cabeça e foi de onde eu comecei a fazer as comparações, quando ele conta do seu plano, dos seus ideais e no que ele acredita, ele usa a seguinte frase: “Irei separar o joio do trigo” essa frase tem muito significado.
Para começar ela é bíblica, mas o modo como ela é empregada já demonstra claramente as intenções de Hao. Ele é poderoso e caso se torne o rei xamã (O Shaman King) o mundo estará perdido e não será mais da forma que conhecemos. Bem se Hitler tivesse vencido, o mundo de hoje em dia não seria o mesmo.
Para enfrentar Hitle,r o inimigo que o derrotou e saiu como verdadeiro vitorioso foi a Rússia que na época tinha um acordo de não ataque com a Alemanha que foi rompido pela segunda vez. O grande inimigo e adversário de Hao é por acaso o seu irmão gêmeo,aquele que poderia ser o seu maior aliado se torna o seu grande inimigo.
Bem essa é a minha comparação, a 2ª Guerra Mundial só pode ser explicada se souber identificar as ideias do partido nazista e isso eu tentei explicar ao máximo afinal é um tema bastante pedido em quase todos os vestibulares. Até o próximo post que será sobre filmes na quinta.


Nenhum comentário:

Postar um comentário