terça-feira, 6 de novembro de 2012

Enem 2012

Realizado nos últimos dias 3 e 4 de Novembro o Enem (Exame Nacional do Ensino Médio) em todo o Brasil está sendo o assunto mais comentado. Principalmente o tema da redação proposto: "O movimento imigratório para o Brasil no séc. XX e XXI." 
Esse tema foi realmente surpreendente para todos os participantes, que estavam confiantes que o tema seria voltado para o Meio Ambiente, algo como o Rio+20 ou Usina Hidrelétrica de Belo Monte. Professores revelam que acharam o tema "atual e interessante" e alunos um tanto quanto assustador.
Haviam dois textos para ser tomados como bases: um mais geral sobre imigração para o Brasil e outro que abordava especificamente a vinda de bolivianos e haitianos para o país.


-É um tema bem interessante, bastante atual, que visa a debater, provavelmente, a recente projeção internacional do Brasil, despertando atenção do mundo, a ponto de as pessoas quererem se mudar para nosso país - Comentou um professor.
Além da redação, os candidatos do exame fazem, neste domingo, as provas de Linguagens, Códigos e suas Tecnologias e Matemática e suas tecnologias. Eles têm cinco horas para resolver todas as questões e escrever o texto.
O MEC anunciou no inicio do ano mudanças na metodologia de correção da prova de redação.
A redação será examinada por dois corretores, sem que um conheça a nota atribuída pelo outro, como em anos anteriores. A diferença é que, agora, caso haja diferença na nota final superior a 200 pontos, o texto será lido por um terceiro corretor. Antes, isso ocorria quando a discrepância entre as duas primeiras notas superava os 300 pontos. O máximo é de 1 mil pontos e a nota final será a média aritmética das notas atribuídas pelos avaliadores. 
Na correção da redação, cinco competências são avaliadas: 
1. domínio da língua portuguesa; 
2. compreensão do tema proposto; 
3. capacidade de selecionar e organizar ideias; 
4. conhecimento dos mecanismos linguísticos necessários para a construção da argumentação; 
5. elaboração.

Fonte: OGlobo.

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