quinta-feira, 22 de novembro de 2012

Acho que isso é um adeus...






            É estranho pensar que esse é  o meu último post no Monopólio do Zé, no inicio do ano assistimos ao filme Sociedade dos Poetas Mortas e ouvimos pela primeira vez apenas alguns boatos do que seria um dos melhores trabalhos que já tivemos. Faz  menos de 6 meses que o blog foi criado e mesmo assim é estranho se despedir dele. Acho que justamente porque estou me despedindo de mais coisas do que eu realmente gostaria.
            Esse não foi apenas mais um trabalho normal do colégio, cada um dos até agora 106 post descreve um pouco sobre os 35 alunos da classe José Saramago :o que pensam, com o que se importam. Dizem que um escritor costuma revelar sobre si mesmo muito mais do que gostaria quando escreve e acho que isso aconteceu com cada um de nós.
            Hoje não estou finalizando apenas um trabalho, estou finalizando o meu ultimo trabalho como estudante do 3º colegial, é o meu ultimo trabalho do colégio. Um pouco dramático não? Acho que me sinto assim pensando que amanhã é o meu ultimo provão. Ando pensando bastante nisso, o fim, me dá uma sensação estranha. Já pararam para pensar em quem são? Em quem já foram?
            Não somos as mesmas pessoas que entraram no primeiro colegial a 2 anos atrás, nós mudamos e ainda vamos mudar muito. Mas o quanto vamos mudar? O que deixamos para trás? Acho que o que nunca vai mudar em cada um de nós é a nossa essência, existe algo que guardamos desde crianças e levaremos até o nosso ultimo suspiro.
            Mas não é sobre isso que vim falar aqui no meu ultimo post, do grupo Information Kingdom eu sempre fui a responsável por postar sobre animes e tudo bem que algumas vezes eu postei sobre filmes e atualidades mas uns 90% das minhas postagens foram sobre animes. Alguns desses animes eu não via a muito tempo e ao assistir aos episódios me bateu uma saudade da época que eu chegava do balé e corria para assistir Sakura Card Captors, da época em que eu ficava na casa dos meus avós após as aulas e jantava vendo Shaman King. Naquela época eu tinha milhares de sonhos, não desisti totalmente deles, mas também não é sobre isso que eu quero falar.
            Sabe acho que quando estamos terminando algo – principalmente um ciclo como é o meu caso – uma coisa importante é olhar para trás. A infância é algo que deve ficar no passado para que possamos crescer e amadurecer, mas não deve ser esquecida. Aprendi muitas coisas na infância, aprendi que é errado puxar o cabelo das coleguinhas, que devo usar as palavrinhas mágicas, aprendi a sorrir nas fotos e que meus amigos são minha segunda família. Já que estou fechando o ciclo do colegial e terminando para sempre a minha participação nesse blog, achei que seria uma boa idéia colocar uma lista dos meus animes favoritos que por falta de tempo ou por não conseguir adaptá-los a matérias escolas não conseguiram entrar neste blog.


Sakura Card Captors




Sakura Kinomo é um jovem estudante da cidade de Tomoeda que um dia enquanto limpava a biblioteca do pai acha por acidade um livro chamado Livro de Clow. Deste mesmo livro fogem 51 cartas levadas por uma tempestade de vento causado pela 52º carta a do Vendo que teve seu poder ativado ao ter seu nome lido pela jovem garota de 10 anos. Kerberos – ou Kero como é chamado pela protagonista – é o guardião das cartas e conta para Sakura que as cartas estão espalhadas por toda cidade e que como foi a jovem que as deixou escapar é o seu dever capturá-las.
Para ajudá-la a capturar as cartas e utilizar seus poderes Kero lhe dá um báculo mágico que se disfarça no formato de chave e mostra sua forma original quando a seguinte frase é dite:
“Báculo que guarda o poder das trevas, mostre seus verdadeiros poderes sobre nós em nome da valente Sakura que aceitou essa missão. Liberte-se!”
As cartas causam os mais variados acontecimentos na cidade, algumas vezes chegando a machucar acidentalmente algumas pessoas. Sakura conta com a ajuda da melhor amiga e prima Tomoyo (que adora filmar suas façanha e desenhar roupas lindas para ela usar) e mais tarde o protagonista masculino Syaoran Li um descendente do Mago Clow que também quer capturar as cartas.
Sakura deve passar por muitas provações para capturar as cartas, além de depois para se provar digna de ser a dona de todas as cartas. O anime tem 3 temporadas e além da trama envolvendo as cartas é possivel ver o amor entre Sakura e Syaoran ir crescendo gradativamente.




Sailor Moon



Usagi Tsukino é uma garota normal, um tanto medrosa e chorona, que um dia ela protege uma gatinha que estava sendo agredida por alguns garotos. Usagi cuida da gatinha e no meio da mesma noite a gata lhe entrega uma missão: a partir daquela noite ela deixaria de ser uma adolescente normal e se tornaria uma Sailor destinada a enfrentar demônios e se unir as outras Sailors para encontrar a princesa da Lua que está escondida em algum lugar do planeta terra. Para se transformar em sailor basta ela segurar o broche que ganhou da gata Lua e gritar:
“Pelos poderes do prisma Lunar”
Enquanto as outras sailors não aparecem quem ajuda Usagi é o misterioso Tuxedo Mask que luta usando rosas e está sempre de terno e mascara. A primeira Sailor a aparecer é Ami Mizuno (Sailor Mercúrio). As outras Sailores (de cada um dos planetas do sistema solar) vão aparecendo.
Faz muito tempo que não assisto a esse anime, mas ele é muito divertido.Uma história que mostra romance, ação e os dilemas adolescentes que só aumentam quando se tem uma identidade secreta.




História de Fantasmas



Esse anime tem um enredo totalmente diferente dos dois citados anteriormente. O tema é mais sombrio por se tratar de um anime de terror que lida com fantasmas em cada um dos 20 episódios. Sim é um anime pequeno que não fez muito sucesso no Japão, mas que aqui no Brasil fez um sucesso enorme chegando a ganhar varias vezes o Votatoon.
Os protagonistas são os dois irmãos Satsuki e Keiichiro Miyanoshita que dois anos após a morta da mãe voltam para a cidade onde seus pais se conheceram para morar na antiga casa dos avós maternos e estudar no mesmo lugar que os pais. Ou melhor no novo colégio, já que o prédio antigo (chamado pelos personagens de Escola Velha) foi desativado.
Logo no primeiro dia de aula o gato dos protagonistas foge e entra na Escola Velha, sendo seguidos pelos colegas:  Momoko, Hajime e Reo os 5 entram no colégio e descobrem que ele na verdade é assombrado e que a mãe de Satsuki fora responsável por exorcizar todos os fantasmas. No primeiro episódio eles prendem (Acidentalmente!) o fantasma Amanojaku em seu gato, no decorrer dos episódios é possivel ver que o fantasma se afeiçoa aos garotos e acaba os ajudando a exorcizar e derrotar vários fantasmas. Outra grande forma de ajuda é o diário da mãe de Satsuki que eles encontram na escola velha, neste diário está escrito como a sua dona exorcizou cada fantasma.
O final é bem triste, eu revi este anime no ultimo feriado e chorei bastante. Acho que ficaram algumas coisas pendentes que poderiam ter sido resolvidas numa segunda temporada que não aconteceu. É um anime legal, lembro que quando o assistia morria de medo de algumas partes.



Yu Yu Hakuso



 Esse anime foi um dos que eu comecei a ver porque o meu irmão via, dividíamos a televisão na casa dos meus avós e como ele assistia eu comecei a assistir também. Vou admitir tenho sorte de ter um irmão que me apresentou a esse anime incrível.
Não é romântico, é mais de ação e de luta mas ele simplesmente prende a atenção! A história é centrada no badboy Yusuke Urameshi que em um ato completamente inesperado – nem os anjos esperavam isso – o badboy salva a vida de um garotinha que iria morrer atropelado, mas com isso perde a própria vida. Mas o jovem consegue voltar a vida ao salvar uma amiga, mas é claro que as coisas não seriam tão simples assim.
Yusuke Urameshi se torna um Detetive Espiritual com o dever de combater e defender a terra dos demônios do mal que venham a se infiltrar no nosso mundo. O anime tem um ritmo que varia entre lutas e um enredo cativante, além de personagens com histórias próprias. Eles não surgem do nada na série sem história. Lembro que eu adorava o anime e suspirava pelo Kurama achando que um dia conheceria alguém igual a ele. Um sonhe de garota obviamente.



Dragon Ball



Quem nunca ouviu falar de Dragon Ball? Um dos poucos animes que conquistou garotos e garotas e que a maioria dos adolescentes ainda se lembra. Talvez se eu fosse em uma sala de aula e perguntasse dos animes assim não fosse todo mundo que lembrasse mas esse é um dos que 90% se lembra. Quase todo mundo adorava e tudo bem que são 641357431579863879832 de episódios com todas as temporadas possíveis, mas acho que ainda me lembro da abertura de algumas delas.
O protagonista é Goku um garoto que morava sozinho desde que o seu avô morreu, a busca pelas esferas começa quando Bulma vai até onde Goku mora atrás da esfera de 4 estrelas – que por acaso é a lembrança mais forte que o garotinho com rabo de macaco tem do avô – e como ele se recusa a entregar a esfera os dois acabam partindo juntos atrás das outras esferas.
Diz a lenda que se você juntar todas as 7 esferas do dragão, o poderoso dragão Shen Long vai aparecer e lhe conceder um único desejo e após realizado o dragão some e as esferas voltam a se espalhar pelo mundo. São varias temporadas cada uma com personagens  novos para ajudar Goku, novos desafios e novos inimigos. É possivel ver a sua história ele crescendo, se casando, tendo filhos, netos e depois ele como espírito. Uma saga legal que mesmo tendo milhares de episódios prendeu todos os leitores.




Yu gi oh



Este é outro anime que todo mundo gostava, tudo bem que esse ainda tinha um casal pelo qual as garotas torciam – O faraó e a Téa – mas mesmo assim o foto nunca foi o romance e isso não fazia com que as pessoas deixassem de gostar da trama.
Yugi Moto é o protagonista um garoto que mora com o avô e que ganha do mesmo o raro enigma do milênio. Ao terminar de montar o quebra-cabeça e usá-lo como colar é liberado o Espírito do Faraó. Esse espírito ajuda Yugi quando ele duela contra alguém em Monstros do Duelo.
Monstros de Duelo foi um jogo muito popular de cartas que existiu graças ao anime e foi comercializado por toda parte. Você podia comprar decks completos do seu personagem favorito, podia comprar nas bancas as sortidas que vinham em envelopes. A história tinha vários inimigos e o mistério de descobrir sobre o passado do Faraó já que o mesmo não se lembra de nada, nem se deu próprio nome.
Este é outro anime que tem um ultimo episódio para chorar. Nele é descoberto que o único jeito do espírito do Faraó se unir aos seus amigos e descansar em paz é ele perdendo um duelo para o jovem Yugi Moto. Se o Faraó perder ele poderá descansar em paz, mas se ganhar vai provar que Yugi não está pronto para encarar o mundo sozinho e o espírito ficará mais 5 mil anos vagando pela terra. Enquanto o duelo ocorre é descoberto que Yugi e Atem (O verdadeiro nome do Faraó) são duas metades da mesma alma: uma agressivo e auto-confiante, o outro tímido e sem confiança em si mesmo. Um aprendeu com o outro aquilo que faltava em si mesmo e o mais importante, todos os duelos anteriores os  prepararam para este duelo.
O duelo é difícil pois por um lado Atem queria perder e poder descansar em paz, mas isso não quer dizer que ele não dava tudo de si pois se perdesse propositalmente estaria deixando seu melhor amigo despreparado e sozinho. No golpe final Yugi teve que reunir coragem para derrotar o Faraó e assim dizer adeus para o seu mais melhor e mais intimo amigo.






Pokémon



Em tempos desconhecidos, criaturas estranhas apareceram nesse planeta. Nós os chamamos de Pokémon. Por muitos anos, incontáveis espécies de Pokémon se desenvolveram. Pesquisadores procuraram e identificaram centenas dessas criaturas. E ainda há muitas mais para serem descobertas. Muitas histórias foram passadas contando as extraordinárias aventuras que os humanos compartilham com seus amigos Pokémon. Também houve conflitos, mas através das eras, aprendemos a viver em harmonia e assim a história continua…

            Esse é outro dos desenhos febres que encantou milhares de pessoas. O sucesso foi tanto que teve uma época que ao comprar um guaraná você ganhava de brinde um mini Pokémon vou admitir eu colecionava muitos deles.
            Vou fazer um resumo bem básico do desenho porque acho que todos o conhecem (sei que não é um anime, mas é um crime falar da minha infância sem mencionar Pokémon!). Ash é um garoto de 13 anos que parte em uma jornada para se tornar um mestre Pokémon com o seu primeiro Pokémon o indomável Pikachu que se recusa a ficar dentro de uma pokebola (onde todos os pokemons ficam quando não vão duelar). Ash descobre sobre a Liga Pokémon e decide participar do tornei e para isso precisa juntar as 8 insígnias de ginásio. Juntam-se ao protagonista Misty (especialista em pokemons aquáticos no inicio) e Brock (pokemons de pedra). Ao passar das temporadas quem acompanhar o protagonista vai mudando assim como os campeonatos, mas isso não faz com que a história se torne menos interessante.



Fruits Basket



            Esse anime não fez parte da minha infância exatamente, na verdade ele fez parte do meu período de fundamental 1. Mas isso não o torna menos importante, a história é um romance doce e delicado em uma única temporada e que meio que ficou sem fim assim como Histórias de Fantasmas deixando algumas pontas soltas.
Este anime não é de ação, é um romance fofo ligado aos signos do zodíaco chinês. A história começa quando Honda Tohru uma adolescente de 16 anos, perde a mãe num acidente de carro e vai morar com seu avô paterno. Mas a sua casa entra em reforma e o avô vai para a casa de uma amiga, Honda não querendo ser um estorvo fala para o avô que vai ficar na casa de uma amiga. Como sabia que suas amigas não teriam condições financeiras de deixá-la ficar lá Honda começa a morar em uma barraca no meio da floresta. O que ela não sabia é que essas terras pertenciam à família de Yuuki Sohma o rapaz mais popular da escola apelidado de o príncipe.
Quando a sua barraca sofre um ferimento graças a uma tempestade a jovem fica sem ter para onde ir e a família Sohma deixa-a vir morar com eles por algum tempo, e ela decide em troca fazer os serviços domésticos da casa.Tudo ia bem, até que Kyo, outro membro da família, volta para casa e desafia Yuuki para uma luta. Nesse momento, Tohru acaba por sem querer abraçar Kyo, que se transforma num gato (o membro excluído do zodíaco).
Ela tinha descoberto o maior segredo da família Sohma, a maldição que dizia que se os membros amaldiçoados fossem abraçados pelo sexo oposto se transformariam em animais do zodíaco chinês. Com isso é mostrada a história dessa família enquanto gradativamente os representantes dos outros signos chineses começam a aparecer e também existe o mistério em torno do chefe da família.



Gravitation



Esse anime eu não vi na minha infância – não passavam animes assim na televisão – mas foi o único anime que eu vi antes de começar a escrever no Monopólio do Zé e acho que para fechar este post nada melhor do que falar sobre o ultimo anime que eu assisti, depois de ter falar do sobre todos os que marcaram a minha infância.
Shuichi Shindo, é um jovem cantor membro de banda com seu melhor amigo, Hiroshi Nakano, chamada de Bad Luck. O sonho de Shuichi é que sua banda seja tão boa quando a banda de seu ídolo a Nittle Grasper. Infelizmente o jovem não é bom para escrever letras de música e por obra do destino (ou pelo poder da gravitação) ele se deparou com um homem loiro de olhos verdes, sério e frio. A princípio não sabia o nome deste homem, que leu uma de suas letras e disse coisas humilhantes, mas logo que o viu na TV, soube que era um romancista famoso, Yuki Eiri. Sem pensar duas vezes foi atrás de Yuki. E foi com um beijo que iniciou-se esta comédia romântica, onde Shūichi tenta conhecer mais sobre o homem que ama e ultrapassar obstáculos em sua carreira musical e Yuki que tenta esquecer de seu passado trágico.



Bem é isso, agora depois de 6 páginas no Word eu me despeço desse blog que foi super importante para mim. Esse trabalho com toda certeza está na lista dos meus  trabalhos prediletos realizados no colégio Universitas, junto com o projetão que eu fiz ano passado com algumas das garotas do Information Kingom : Marcella e Nuria.  Bem esse trabalho com certeza vai ficar para a história – tanto por nada sumir na internet quanto porque jamais o esquecei.
Então é isso, fico por aqui e beijinhos a todos que leram o Blog, cada ums dos mais de 13 mil leitores teve um enorme significado para nós. Foi como ter todo o esforço de postarmos no mínimo duas vezes por semana recompensado. 


Mariana Dagaz

Nenhum comentário:

Postar um comentário