terça-feira, 21 de agosto de 2012

Monstros S.A e Fordismo – mais próximos do que se imagina


Information Kingdom aqui de novo! Estamos hoje aqui para falar de um filme que marcou a infância de muitos de nós, Monstros S.A. Muitos devem estar se perguntando: mas o que um filme animado tem a ver com um projeto escolar?
Monstros S.A. foi um filme criado pela Pixar Animation Studios em parceria com a Walt Disney Pictures em 2001 e lançado no mesmo ano.
A historia do filme passa basicamente na cidade de Monstropolis, que é como se fosse uma cidade qualquer para os humanos, com a exceção que seus habitantes são monstros, nossos piores pesadelos quando éramos crianças.
Os personagens principais do filme são Mike Wazowski e James P. Sullivan, funcionários da firma Monsters Inc (Monstros S/A), que é responsável pela captação e distribuição de energia para toda a Monstropolis. A tarefa deles é assustar crianças todas as noites em todo o mundo. O grito de medo das crianças é armazenado e serve de energia para sustentar a cidade dos monstros.
O “portal” para o nosso mundo são as portas dos armários das crianças. A empresa tem um deposito de portas de crianças do mundo todo e as processa por um sistema industrial e automatizado, chamado de linha de produção. Algumas cenas do filme retratam passagens dos monstros no Japão e na França.
 Cada integrante da equipe de assustadores tem sua função: Sulley assusta as crianças, enquanto Mike manuseia o equipamento das maquinas e armazena a energia. Há uma ligação com a linha de produção criada por Henry Ford, em 1914, onde cada funcionário era responsável por uma pequena etapa de uma linha de produção e a mao-de-obra nao precisava ser qualificada.
A crise no filme começa quando uma garotinha humana chamada Boo chega ao mundo dos monstros. Os habitantes de Monstropolis creem que humanos são transmissores de doenças e germes, tendo imenso medo da garotinha. Após varias brigas para nao acabarem com a garotinha, o dono da empresa, Henry J. Waternoose, admite que mataria crianças antes de ver sua empresa acabar por uma ameaça de uma humana. A Monstros S/A é fechada e nenhum trabalhador sabe para onde ir. Uma frase que marcou muito a ideia do Fordismo foi quando todos os funcionários são demitidos e estão deixando a empresa e um deles fala: “e agora? O que vamos fazer?”. Todos eles foram treinados apenas para assustar ou auxiliar assustadores, como arranjar outro emprego sem qualificação alguma?
Sulley tem uma ideia após descobrir que o riso das crianças da seis vezes mais energia do que gritos e choros. Assume o posto de administrador da empresa de energia da cidade e transforma os temidos monstros em animadores.
O fim do filme é o reencontro de Sulley e Boo quando o ultimo pedaço da porta da garota é colocado na base e o mostro peludo a reconhece.
Vencedor de um Oscar e um Grammy em 2002 como melhor canção original e o premio do BAFTA no mesmo ano como melhor filme infantil, Monstros S/A é um filme incansável de se assistir e se divertir.


2 comentários:

  1. Esse foi o primeiro filme que eu vi no cine veeeelho, não consigo crer que um post falando de Monstros S.A. me fez entender o Fordismo! :O

    ResponderExcluir
  2. Nossa olha só como podemos aprender história de uma maneira legal!!!! Parabéns!!

    ResponderExcluir